O ex ministro da Justiça do governo de Jair Bolsonaro e ex secretário de Segurança Pública do Distrito Federal, o delegado da Polícia Federal Anderson Torres, foi preso em Brasília neste sábado (14). Torres passou pela audiência de custódia no 4º Batalhão da PBMF e permaneceu detido no local. A prisão ocorreu após ele chegar dos Estados Unidos.
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, que determinou a prisão de Anderson Torres após a invasão da Praça dos Três, em Brasília, no último domingo (8).
A invasão aos prédios dos Três Poderes, Congresso Nacional, Palácio do Planalto e Supremo Tribunal Federal, ocorreu quando Anderson Torres era secretário de Segurança Pública do Distrito Federal e foi identificado negligência por parte da secretária de Segurança em conter os terroristas que invadiram a Esplanada dos Ministérios e Torres contribiu para isso.
O comandante da PM do Disitrito Federal também teve sua prisão decretada por Alexandre de Moraes, mas ele se entregou a polícia, já Ibanês Rocha (MDB) foi afastado do cargo, por decisão de Moraes, após os ataques do dia 8/01, acusado por ter sido leniente com os golpistas durante a invasão.
Terroristas invadiram a sede dos três poderes em Brasília no último domingo (Foto: Reprodução/inteligenciafinanceira)
Segundo a investigação que está em andamento, Anderson Torres, junto a setores da Polícia Militar, teria colaborado para facilitar a atuação dos golpitas na Esplanada dos Ministérios, já que eles conseguiram com muita facilidade ultrapassar a barreira de policiais, além de não terem sido reprimidos pela PM.
Durante a investigação, foi encontrado na casa de Anderson Torres uma minuta, um plano, para a instalação de um golpe no país, não aceitando o resultado das urnas que deu a vitória a Luís Inácio Lula da Silva (PT), e promovendo uma intervenção na Corte Eleitoral, no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Além de funcionários da secretária de Segurança Pública terem sido presos, mais de 1.100 golpistas que invadiram o Congresso foram presos e levados para presídios no DF, os homens foram levados para o presídio da Papuda e as mulheres para o presídio feminino da Colméia.
Foto destaque: Anderson Torres foi preso neste sábado após chegar dos Estados Unidos Reprodução/cartacapital