Asteroide do tamanho de um piano atinge a Terra ao norte da Islândia

Vinícius Ferreira Por Vinícius Ferreira
3 min de leitura

No último dia 11 de março um asteroide atingiu a Terra duas horas após ser descoberto. O impacto ocorreu no oceano ao norte da Islândia, mas não causou nenhum dano, já que o asteroide possuía o tamanho parecido com o de um piano de cauda longa. Porém, algumas pessoas na Islândia relataram ter ouvido estrondos e um flash de luz referentes ao impacto do asteroide, que foi batizado de EB5 2022. O objeto ainda pode ter deixado algum fragmento residual, pois até o momento não se pode ter as informações.

A Nasa afirma que todo este processo foi acompanhado duas horas antes da colisão e que é a quinta vez que um asteroide é observado antes de causar impacto na atmosfera. O EB5 2022 foi observado 14 vezes durante 40 minutos no Observatório Piszkéstető no norte da Hungria pelo professor Krisztián Sárneczky, que relatou ao Minor Planet Center.

Há cinco anos um asteroide de 18 metros atingia a Terra, explodindo 23 km acima da cidade de Chelyabinsk, na Rússia.


<blockquote class=”twitter-tweet”><p lang=”pt” dir=”ltr”>HISTÓRIA | Há cinco anos um asteroide de 18 metros atingia a Terra. Explodiu 23 km acima da cidade russa de Chelyabinsk. A onda de choque estourou janelas e 1500 pessoas ficaram feridas. <a href=”https://t.co/iU3lhLKh3G”>pic.twitter.com/iU3lhLKh3G</a></p>&mdash; MetSul.com (@metsul) <a href=”https://twitter.com/metsul/status/964317474782109697?ref_src=twsrc%5Etfw”>February 16, 2018</a></blockquote> <script async src=”https://platform.twitter.com/widgets.js” charset=”utf-8″></script> 


O sistema de avaliação de risco de impacto da Nasa “Scout” calculou sua trajetória e mostrou que ele estava destinado a atingir a atmosfera terrestre, caindo no oceano Ártico. Logo então foram alertados o Centro de Estudo de Objetos Próximos a Terra e o Escritório de Coordenação de Defesa Planetária da Nasa.

Conseguimos determinar os possíveis locais de impacto, que inicialmente se estendiam do oeste da Groenlândia até a costa da Noruega”, disse Davide Farnocchia, engenheiro de navegação do laboratório que desenvolveu o Scout. “À medida que mais observatórios rastreavam o asteroide, nossos cálculos de sua trajetória e localização do impacto se tornaram mais precisos.

Como previsto o EB5 2022 entrou na atmosfera com detectores de sonoros confirmando o impacto e a Nasa espera mais alguns dessas em alguns anos. De acordo a própria Nasa, é esperado um asteroide do tamanho do EB5 2022 a cada 10 anos. Mas vale salientar que asteroides são um dos potenciais desastres naturais mais perigosos, já que atualmente não existe uma maneira imediata de detê-los.

Foto Destaque: Reprodução/Forbes

 

Deixe um comentário

Deixe um comentário