A empresa aérea Azul Linhas Aéreas comunicou nesta sexta-feira (06), que irá suspender voos do aeroporto Santos Dumont (RJ) para sete cidades, incluindo a Capital Federal.
Azul suspende voos
A Azul suspendeu voos diretos para sete cidades do país: Florianópolis (SC), Porto Seguro (BA), Vitória (ES), Campos dos Goytacazes (RJ), Maceió (AL). A partir do dia 29 de outubro, também será suspenso voos para Goiânia (GO).
Segundo a prefeitura e governo do RJ, as limitações são uma maneira do Santos Dumont não operar no limite de operações aéreas. Porém as limitações de voos já vem durante meses.
(Foto: reprodução/Azul Linhas Aéreas)
Restrições no Santos Dumont
No dia 12 de agosto, após reunião entre o Presidente e o Governador do RJ, o Governo Federal anunciou medidas para reduzir voos no aeroporto Santos Dumont por meio da Resolução do Conselho de Aviação Civil (Conac). De acordo com essa medida, o aeroporto só poderá manter operações para São Paulo e Belo Horizonte. Em exceções, os voos deverão ser planejados e, com distância máxima de 400 quilômetros entre o Santos Dumont e o local de destino.
Segundo a Infraero (Empresa Brasileira de Infraestrutrura Aeroportuária), serão implementadas áreas de escape nas pistas do aeroporto, que tem seu espaço limitado pela Baía de Guanabara. Essa medida deverá ser executada a partir do dia 2 de janeiro de 2024, visando não atrapalhar os passageiros, nem as malhas operacionais das empresas aéreas.
O ministro de Portos e Aeroportos, Sílvio Costa Filho se reuniu com representantes federais e o vice-governador do Espírito Santo, e declarou que irá recorrer a decisão das reduções de voos no Santos Dumont e, criou um grupo de trabalho para analisar a questão. O ministro disse que espera solucionar em até dez dias. Ricardo Ferraço, vice-governador capixaba declarou que as operações com o Santos Dumont representa cerca de 30% da operação do Aeroporto de Vitória, e espera que seja feita a manutenção dos voos, sendo de importância para os dois Estados.
Foto destaque: Aeroporto Santos Dumont (RJ). Reprodução/Leonardo Sales/helicóptero 93