As buscas por três desaparecidos — entre eles, uma criança e um adolescente — em naufrágio de uma traineira com 14 pessoas na Baía de Guanabara chegaram, nesta segunda-feira (6), ao segundo dia. Seis pessoas morreram — quatro homens e três mulheres.
Os Bombeiros trabalharam sem interrupções à noite e de madrugada, quando encontraram um cachorro morto dentro da embarcação próximo de onde os corpos de três passageiros estavam. Seis tripulantes foram resgatados com vida e, no início da manhã, receberam alta.
Bombeiros buscam desaparecidos em naufrágio na Baía de Guanabara. (Reprodução/TV Globo)
Cinco dos corpos resgatados foram levados, às cerca de 1h30, ao Grupamento Marítimo (G-Mar) de Botafogo, na Zona Sul do Rio de Janeiro. Em nota do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ), é informado que “segundo relatos atualizados, havia 14 pessoas a bordo da embarcação”.
O Corpo de Bombeiros foi acionado às 17h25, quando a traineira Caiçara, que voltava de um passeio entre amigos no entorno da Ilha de Paquetá, acabou emborcando — virando de cabeça para baixo dentro da água — por causa de uma tempestade com ventos fortes. Os seis sobreviventes foram resgatados por um barco que estava passando pela região na hora. Equipes do 19º Grupamento de Bombeiros (GBM) — da Ilha do Governador —prestaram os primeiros socorros e levaram as vítimas ao píer da Ilha do Governador.
A Marinha do Brasil, em nota, informou que a Capitania dos Portos do Rio de Janeiro (CPRJ) “tomou conhecimento da ocorrência de um emborcamento de uma traineira na altura da Ilha do Governador (RJ)” e que um procedimento interno seria realizado para “apurar causas, circunstâncias e responsabilidades do acidente”.
“Concluído o procedimento e cumpridas as formalidades legais, os documentos serão encaminhados ao Tribunal Marítimo, que fará a devida distribuição e autuação, o qual dará vista à Procuradoria Especial da Marinha para que adote as medidas previstas no Art. 42 da Lei nº 2.180/54.”, diz, a nota da CPRJ.
Das vítimas resgatadas e liberadas, estão: Ana Nilda dos Santos Soares, de 43 anos; Ana Paula de Souza, 46 anos; Caíque Gomes da Silva, 10 anos; Cauã Gomes da Silva, 14 anos; Erick Pereira da Silva, 38 anos; Everson Costa de Assunção, de 45 anos; Juliana Gomes Delana da Silva, de 35 anos; Marcos Paulo da Silva Correia, 45 anos.
Dos desaparecidos, constando com três mortos não identificados, estão: uma criança de 3 anos; um adolescente de 14 anos; Evandro José Sena; Fábio Dantas Soares, de 46 anos; Isabel Cristina de Souza Borges, de 38 anos; Michele Bayerl de Moraes de Sena.
Foto destaque: Busca por três desaparecidos de naufrágio na Baía de Guanabara chega a 2 dias (Reprodução/G1)