Chuvas fortes deixam cidades sem luz e água, e causam mortes no sul

Ágatha Pereira Por Ágatha Pereira
3 min de leitura

Chuvas fortes com ventos a mais de 80km/h atingiram São Paulo na noite deste sábado (18), derrubando árvores sobre fios de eletricidade, causando a queda de energia em algumas cidades do estado. Alguns locais também ficaram sem água encanada.

Queda de energia

Segundo a Defesa Civil de São Paulo, cerca de 100 árvores caíram em toda a capital por conta das chuvas e dos ventos. Uma dessas árvores atingiu um carro que transitava na Avenida das Nações Unidas, na Vila Almeida, Zona Norte de São Paulo, e deixou dois feridos, sem gravidade.

Em outras cidades do estado, foi registrado a queda de mais 20 árvores: sete em Barretos, uma em Itararé, seis em Ubatuba, quatro em Eldorado e duas em Taubaté, que também teve a queda de um outdoor.


Árvore atinge veículo em São Paulo, e deixa dois feridos. (Foto: reprodução/g1/Defesa Civil Estadual)


De acordo com o governo de São Paulo, os ventos chegaram a 71,6 km/h na Zona Sul da capital, mas o recorde foi em Ourinhos, no interior do estado, com 87,8 km/h. Apesar da força do vento, não há registro de danos na cidade.

Moradores da capital reclamam da falta de energia nos bairros Butantã, Santo Amaro, Morumbi e Vila Andrade, na Zona Sul. São Bernardo do Campo, outra cidade paulista, também registrou queda de energia. A Enel, empresa responsável pela distribuição de energia elétrica no estado, informou em um comunicado que “A Enel Distribuição São Paulo informa que restabeleceu a energia para mais de 80% dos clientes que tiveram o fornecimento impactado ontem (18/11) à noite com a pancada de chuva acompanhada de ventos que atingiu parte da região metropolitana. A companhia reforçou seu plano de ação emergencial nos municípios atendidos com mobilização antecipada das equipes em campo e nos canais de atendimento.”.

A orientação da empresa para os afetados é que procurem informações pelos canais digitais da Enel, como o APP Enel São Paulo, a agência virtual no site www.enel.com.br, ou o envio de um SMS com a palavra LUZ para o número 27373, e o número da instalação que consta na conta da Enel. O registro ocorrerá automaticamente.

Mortes no Sul

A força das chuvas também causou a morte de pelo menos 7 pessoas no sul do país. No Rio Grande do Sul, a quarta morte foi confirmada neste final de semana, e duas pessoas estão desaparecidas. Outras três mortes aconteceram em Santa Catarina, e outra pessoa continua sendo procurada.

 

Foto Destaque: temporais deixam cidades sem luz e água, e causam mortes no sul do país. Reprodução/g1/Defesa Civil Estadual

Deixe um comentário

Deixe um comentário