Chuvas na região serrana do Rio de Janeiro deixam desalojados

Sofia Souza Por Sofia Souza
3 min de leitura

Segundo balanço divulgado pela Defesa Civil na manhã desta quarta-feira (1), a forte chuva que atingiu a região serrana do Rio de Janeiro na noite desta terça-feira (31) deixou 38 famílias desabrigadas em Teresópolis, que registrou 35 ocorrências entre deslizamentos de terra, quedas de árvores e alagamentos. No município de Petrópolis, foram registradas 14 ocorrências, mas, por não provocarem riscos, os moradores não foram obrigados a deixar suas casas.

A Defesa Civil pede para a população ficar atenta aos alertas que chegam via SMS e ao acionamento de sirenes. E em caso de emergência, o recomendado é que ligue para o 199 ou entre em contato via WhatsApp pelo número (21) 2742-7025.

Teresópolis 

De acordo com a Defesa Civil, das 35 ocorrências registradas em Teresópolis, treze foram provocadas por deslizamento de terra e onze por alagamentos, que atingiram residências, ruas e avenidas da cidade. Além disso, duas árvores caíram e outras três apresentam risco de queda. Imagens que circulam nas redes sociais mostram a situação vivenciada pelos moradores. 

Das áreas mais atingidas da cidade, estão as redondezas do  Parque Nacional da Serra dos Órgãos (PARNASO), que registrou 52,4mm de chuva em uma hora. Além disso, os bairros que mais foram afetados pela forte chuva foram: Barroso, com 49,2mm, Corta Vento, 46,2mm, São Pedro, 42,7mm e Meudon, 36,43mm. 


Regiões do município de Teresópolis atingidas pela chuva desta terça-feira (31). (Foto: Reprodução/G1)


Petrópolis

Em Petrópolis, a Defesa Civil registrou 14 ocorrências, entre elas: uma queda de árvore no bairro Itaipava, cinco deslizamentos de terra que provocaram problemas nas regiões do Retiro, Pedro Rio, Nogueira, Sambaia e Quissamã, neste último um imóvel foi atingido. Além de quatro ocorrências que interditaram uma ponte, obstruíram uma via e fechou estabelecimentos nos bairros de Coronel Veiga, Fazenda Inglesa e Retiro, respectivamente. 


Ônibus pendurado em Petrópolis nesta quarta-feira (1). (Foto:Reprodução/G1)


  Diversos pontos da cidade também ficaram alagados na noite desta terça-feira (31), as sirenes de emergência chegaram a serem acionadas no Centro e algumas linhas de ônibus tiveram sua circulação interrompida.

 

Foto destaque: Carros levados pela chuva em Petrópolis. Reprodução/ Tânia Rêgo/ Agência Brasil

Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile