Ciclone extratropical chega a São Paulo

Alice Cassimiro Por Alice Cassimiro
3 min de leitura

O ciclone extratropical que está deixando os sulistas aflitos, agora chegou à região de São Paulo. De acordo com os meteorologistas, as rajadas de vento podem chegar a 90 km/hora.

Segundo a meteorologista do Inmet Deise Morais, esse tipo de ciclone é formado a partir do contraste de temperaturas nos oceanos. Ou seja, quando uma massa de ar quente esbarra com uma massa de ar frio, forma-se uma área com baixa pressão atmosférica com ventos girando em torno do centro, como um círculo. Quanto menor for a pressão do ar em seu interior, mais intensos serão os ventos causados.


Formação de um ciclone.(Foto: Reprodução/O Globo).


A ventania estava prevista para iniciar na tarde desta quinta-feira (13), contudo, ela chegou um pouco mais cedo, causando grandes estragos em algumas regiões da cidade de São Paulo. No mínimo duas árvores caíram na Zona Sul. Algumas placas de metal despencaram do alto de um prédio que possui mais de 30 andares na mesma região nessa manhã.

Devido a chegada desse ciclone, o clima pode sofrer alterações nos próximos dias. As temperaturas irão cair no decorrer do dia e existe previsão para chuva.

Prefeituras de diversas cidades estão alertando os moradores acerca dos riscos e dos números emergenciais que devem ser acionados em casos em que podem ser observadas a existência de situações perigosas.


<blockquote class=”twitter-tweet”><p lang=”pt” dir=”ltr”>Conforme nossa <a href=”https://twitter.com/defesacivilpoa?ref_src=twsrc%5Etfw”>@defesacivilpoa</a>, há previsão de rajadas de vento até o início da tarde, entre 60 e 90km/h. Importante ter atenção nos deslocamentos. Os serviços da <a href=”https://twitter.com/Prefeitura_POA?ref_src=twsrc%5Etfw”>@Prefeitura_POA</a> podem ser acionados pelo 156, além da Defesa Civil (199) e EPTC (118). Uma boa quinta-feira a todos!</p>&mdash; Sebastião Melo (@SebastiaoMelo) <a href=”https://twitter.com/SebastiaoMelo/status/1679417261176631296?ref_src=twsrc%5Etfw”>July 13, 2023</a></blockquote> <script async src=”https://platform.twitter.com/widgets.js” charset=”utf-8″></script>


O alerta emitido pela Defesa Civil tem como previsão uma temperatura mínima de 8° na capital paulista e nas regiões metropolitanas durante a madrugada dessa sexta, sábado e domingo.

Durante esses dias, o Governo do estado de São Paulo irá fornecer abrigo emergencial para acolher as pessoas em situação de rua da capital.


Abrigo fornecido pelo Governo de SP. (Foto: Divulgação/Governo de SP/O Globo).


Esse serviço será aberto durante esse período de baixas temperaturas e funcionará na Estação Pedro II, na Linha 3- Vermelha do metrô de SP. O objetivo principal será acolher e amparar essa parte da população que não consegue se proteger adequadamente nos dias que possuem um frio mais intenso.

Foto destaque: Ciclone visto via satélite. Foto: Reprodução/Regional and Mesoscale Meteorology Branch.

Deixe um comentário

Deixe um comentário