Os militares da Coreia do Sul encontraram sinais de que a Coreia do Norte poderia estar se preparando para testar um míssil balístico lançado por submarino, segundo disse a agência de notícias Yonhap neste sábado (24), isso aconteceu dias antes de uma visita da vice-presidente dos Estados Unidos, Kamala Harris.
Os militares detectaram preparativos esta semana em Sinpo, província de Hamgyong do Sul, Coreia do Norte, informou a Yonhap, citando uma fonte militar sul-coreana não identificada. Isso está de acordo com o relatório de um think tank sediado nos EUA esta semana, que citou imagens comerciais de satélite.
Coreia do Norte pode estar se preparando para testar um míssil balístico lançado por submarino. (Foto: Reprodução/ Site hojenomundomilitar)
A informação é que o presidente sul-coreano Yoon Suk-yeol está sabendo dos sinais que mostram provocações norte-coreanas, incluindo SLBMs, segundo o gabinete presidencial em comunicado neste sábado (24). A vice-presidente dos EUA, Harris, deve ir visisitar na próxima semana a região e se reunir com líderes do Japão e da Coreia do Sul.
Segundo um alto funcionário do governo dos EUA, falou em um briefing na sexta-feira (23) disse que um teste nuclear ou outras provocações seriam possíveis durante a viagem de Harris à região, porém eles não tinham previsões ou anúncios a fazer para aquele momento.
Nesta sexta-feira (23), um porta-aviões dos EUA chegou à Coreia do Sul pela primeira vez em cerca de quatro anos, juntando-se a outros navios militares para participar de exercícios conjuntos com as forças sul-coreanas.
A Coreia do Norte denunciou os desdobramentos militares e exercícios conjuntos anteriores dos EUA como ensaios para a guerra e evidência de políticas hostis de Washington e Seul no país.
Novo míssil lançado por submarino da Coreia do Norte, em foto divulgada nesta quarta-feira (20).
Foto Destaque: Reprodução/AFP PHOTO/KCNA VIA KNS