O Comitê Internacional da Cruz Vermelha está trabalhando ao lado da Organização das Nações Unidas, em operação para retirar as pessoas de Mariupol e da usina siderúrgica Azovstal; a informação foi divulgada pela própria entidade.
Foto de prédios na região de Mariupol. Reprodução/Twitter.
“O CICV confirma que uma operação de passagem segura está em andamento, em coordenação com a ONU e as partes em conflito. O comboio de evacuação de civis começou em 29 de abril, percorreu cerca de 230 quilômetros e chegou à usina de Mariupol na manhã de sábado, hora local, segundo o comunicado.
O CICV insiste no fato de que nenhum detalhe pode ser compartilhado até que a situação permita, pois isso pode comprometer seriamente a segurança dos civis e do comboio. Autoridades locais relevantes estão se comunicando com os civis sobre detalhes práticos”.
O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, confirmou em suas redes sociais neste domingo (1) que a evacuação civil de Azovstal começou.
<blockquote class=”twitter-tweet”><p lang=”en” dir=”ltr”>Evacuation of civilians from Azovstal began. The 1st group of about 100 people is already heading to the controlled area. Tomorrow we’ll meet them in Zaporizhzhia. Grateful to our team! Now they, together with <a href=”https://twitter.com/hashtag/UN?src=hash&ref_src=twsrc%5Etfw”>#UN</a>, are working on the evacuation of other civilians from the plant.</p>— Володимир Зеленський (@ZelenskyyUa) <a href=”https://twitter.com/ZelenskyyUa/status/1520774213728190468?ref_src=twsrc%5Etfw”>May 1, 2022</a></blockquote> <script async src=”https://platform.twitter.com/widgets.js” charset=”utf-8″></script>
O conselho da cidade comentou no domingo que havia uma chance de evacuar civis da cidade sitiada de Mariupol, e que as pessoas se reunissem às 16h na hora local (às 10h de Brasília) perto de um centro comercial chamado “Port City”, com o objetivo de evacuá-los para a região sul de Zaporizhzhia.
“Se você tem parentes ou conhecidos em Mariupol, tente contatá-los de todas as maneiras. Ligue, mande mensagem e diga que é possível ir a Zaporozhzhia, onde é seguro (…) “Oramos para que tudo funcione”, disse o Conselho pelo Telegram.
Mariupol é o local onde a siderúrgica Azovstal está localizada, a qual foi submetida a violento bombardeio russo nas últimas semanas. Estima-se que centenas de pessoas estejam dentro do complexo siderúrgico.
No domingo, agências de notícias estatais russas divulgaram que 46 civis foram evacuados das proximidades da usina, citando o Ministério da Defesa russo.
Foto em destaque: Mariupol em meio de operação. Reprodução/ BBC.