Nesta sexta-feira (15), um deputado ucraniano explodiu três granadas durante uma reunião na prefeitura de Transcarpátia. De acordo com a Polícia Nacional da Ucrânia, são 26 feridos e ao menos uma pessoa morta no atentado.
A sala estava lotada no momento do ato – que alguns já apontaram como terrorista e politicamente motivado. A imprensa ucrâniana já identificou o deputado como Serhii Batryn (embora a polícia ainda não tenha confirmado esse dado), que é aliado do mesmo partido político que Volodymyr Zelensky, o presidente da Ucrânia.
Um vídeo mostra as ações deliberadas de Batryn, com aviso para cenas fortes.
<blockquote class=”twitter-tweet” data-media-max-width=”560″><p lang=”pt” dir=”ltr”> Deputado da Ucrânia detona granada em reunião do conselho. Número trágico: 1 morto, 26 feridos. <a href=”https://t.co/wSMZR1fO42″>pic.twitter.com/wSMZR1fO42</a></p>— World Events (@Eventomund) <a href=”https://twitter.com/Eventomund/status/1735631343470453191?ref_src=twsrc%5Etfw”>December 15, 2023</a></blockquote> <script async src=”https://platform.twitter.com/widgets.js” charset=”utf-8″></script>
Atentado terrorista
O deputado entra na sala, retira duas granadas do bolso, puxa os pinos de cada, e as atira ao chão. As explosões são seguidas de gritos, e fumaça, até que o vídeo é interrompido.
“Segundo informações preliminares, uma pessoa, o próprio detonador, morreu na explosão e mais 11 pessoas ficaram feridas,” as autoridades policiais inicialmente anunciaram, mas outra nota foi adicionada dizendo que os médicos estavam realizando medidas de ressuscitação, e corrigindo o número de feridos.
Tudo ocorreu na prefeitura de Keretsky, que é uma pequena cidade da região se localiza no oeste da Ucrânia, na região da Transcarpática. O governador local, Viktor Mikita, confirmou que “todas as vítimas foram imediatamente levadas para centros de saúde,” que o crime no salão de sessões já está sendo investigado, e que uma reunião de emergência do Conselho de Defesa da região foi convocada.
Sala de reunião da prefeitura após deputado explodir granadas. (Foto: reprodução/Polícia Nacional da Ucrânia)
Investigação
O caso já foi encaminhado ao Serviço de Segurança da Ucrânia (SSU), e a imprensa local especula as motivações por trás do atentando. Serhii Batryn é membro da Comissão de Ordem e Lei da Ucrânia, e do partido Servo do Povo.
Atualmente, o jornal Ukrainska Pravda afirma que ele é o autor do ataque, e o veículo Zakarpattia24 disse que Batryn já há tempo brigava com colegas a respeito de um aumento salarial durante a guerra contra a Rússia, e reclamava de outras autoridades locais.
Foto Destaque: Antes e depois da explosão no atentado ucraniano. (Reprodução/X/@Eventomund)