Descubra o significado do feriado de Corpus Christi

Henrique Santos Por Henrique Santos
3 min de leitura
Foto Destaque: A Eucaristia representa o "Corpo de Cristo" na religião Católica (Reprodução/iStock)

Corpus Christi, em latim, significa “O corpo de Cristo”. É uma das celebrações mais antigas realizadas pela Igreja Católica no mundo. A celebração acontece sempre 60 dias após o domingo de Páscoa e na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade.

Este dia celebra a instituição do sacramento da Eucaristia.


“Santíssimo Sacramento” a representação do Corpo de Cristo dentro do ostensório. (Foto: reprodução/Pexels)


A festa litúrgica foi instituída no século XIII, no dia 8 de setembro de 1264, pelo papa Urbano IV. O papa publicou uma bula papal sobre o tema, chamada de “Transiturus”. O papa incumbiu a São Tomás de Aquino (1255-1274) de redigir um ofício para a celebração da data. Quando o papa ainda era padre, conheceu uma freira chamada Juliana de Mont Cornillon – conhecida como Santa Juliana -, o encontro aconteceu na Bélgica. Santa Juliana teria o dom extraordinário de ter visões, e em uma dessas visões, ela afirmou que Jesus lhe dizia que a eucaristia fosse celebrada com honra. Essa visão da Santa ficou na cabeça de Urbano IV. Outro ponto importante para a instituição da festa litúrgica é o “milagre eucarístico de bolsena“.

Porém o papa Urbano IV morreu naquele mesmo ano que instituiu a festa, com isso, a celebração litúrgica só passou a ser “comemorada” de fato quando a data foi modificada pelo Concílio de Vienne, em 1311. Podemos encontrar na Bíblia a origem da festa litúrgica, em Mateus 26:26-29.

A forma bastante tradicional para a celebração da festa é a procissão em um tapete, é uma alusão à caminhada para a Terra Prometida. Podemos ver uma ilustração na foto (abaixo).


Fiéis celebram o feriado com um tapete de sal em várias cidades do Brasil. (Foto: reprodução/UOL)


Vale ressaltar que o feriado de Corpus Christi não é considerado um feriado nacional, mas sim um ponto facultativo. Isso significa que, em grande parte do território nacional, fica a critério das empresas decidirem se irão manter suas atividades em funcionamento ou não. Os empregadores não são obrigados a dispensarem seus funcionários. Nos municípios do Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP), Maceió (AL) e Vitória (ES) é considerado feriado municipal.

Deixe um comentário

Deixe um comentário