Eleitores do Norte e Nordeste denunciam blitz da PRF

Neste domingo, dia 31 de outubro, no segundo turno das eleições no Brasil, houve quase 600 operações da Polícia Rodoviária  Federal em vários municípios dos estados Norte e Nordeste. Essa ações descumprem a ordem do ministro  Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Alexandre de Moraes ordenou que as operações da PRF não fossem realizadas no 2 turno […]

30 out, 2022

Neste domingo, dia 31 de outubro, no segundo turno das eleições no Brasil, houve quase 600 operações da Polícia Rodoviária  Federal em vários municípios dos estados Norte e Nordeste. Essa ações descumprem a ordem do ministro  Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Alexandre de Moraes ordenou que as operações da PRF não fossem realizadas no 2 turno das eleições. Todas essas denúncias partiram do Norte e Nordeste do país através de publicações nas redes sociais.

O ministro Alexandre de Moraes mandou uma ordem para o diretor da PRF Silvinei Vasques determinando a paralisação das operações “imediatamente”, principalmente as que estavam sendo realizadas em transportes públicos. O ministro estabeleceu que caso o diretor Vasques não cumprisse as ordens a pena seria de  RS 100 mil por hora e o afastamento do cargo e das funções e prisão em flagrante por desobediência e crime eleitoral.


<blockquote class=”twitter-tweet”><p lang=”pt” dir=”ltr”>DEIXEM O NORDESTE VOTAR<br><br>A PRF tá fechando estradas no Nordeste para impedir povo de votar, e em muitas regiões rurais do Nordeste o número de ônibus que fariam o transporte dos moradores para os locais de votação estão sendo REDUZIDOS!!<br><br>CANALHAS</p>&mdash; Bagi (@gabicattuzzo) <a href=”https://twitter.com/gabicattuzzo/status/1586749660005269504?ref_src=twsrc%5Etfw”>October 30, 2022</a></blockquote> <script async src=”https://platform.twitter.com/widgets.js” charset=”utf-8″></script>

tweet da influenciadora digital Bagi (Foto: Reprodução/Twitter) 


Um eleitor de Sergipe relatou que “O policial subiu e perguntou se os passageiros estavam de cinto, depois ele pediu para ver o extintor. Em seguida, chamou o motorista e o cobrador e verificou alguns documentos. Depois, o motorista foi multado porque estava com o toxicológico vencido e liberado em seguida” esse caso ocorreu após ele ter votado e estava retornando para sua residência.

Diante da ordem de Moraes, algumas horas depois o diretor da PRF foi até a sede do TSE em Brasília para uma conversa com o ministro. Na saída do TSE, Vasques suspendeu todas as operações do país, segundo informações  da jornalista Andréia Sadi da Globonews. O Moares até pensou na possibilidade de estender o horário para votar no 2 turno, mas nada foi confirmado e o período de votação se encerrou em horário normal.

No twitter a campanha “DEIXE O NORDESTE VOTAR” passou a ocupar os primeiros lugares entre os assuntos mais comentados da plataforma social. usuários fazem relatos e denúncias contra a ação criminosa do PRF impedindo os eleitores de votar neste domingo. Vale lembrar que todas as denúncias estão protocoladas por vídeos, imagens e testemunhas que estão sendo apuradas para uma investigação de crime eleitoral.

 

Foto Destaque: Dois policiais da PRF parando um veículo na blitz. Reprodução/Hugo Barretos

Mais notícias