Em ano de centenário, Disney começa a demitir sete mil funcionários

Pedro Léo Por Pedro Léo
3 min de leitura

Bob Iger, CEO da Disney, anunciou nesta segunda-feira (27) a primeira de três rodadas de cortes de emprego que acontecerá essa semana. De acordo com memorando destinado aos funcionários e obtido pela CNN, os primeiros afetados serão notificados nos próximos dias.

Demissões fazem parte de um corte de custos multibilionário na empresa, que, em momento delicado, quer simplificar as operações. As ondas de demissão já tinham sido anunciadas em fevereiro, onde a empresa tinha antecipado que mais de 7.000 funcionários seriam demitidos nos próximos meses.

A primeira rodada de demissões começa essa semana, e a segunda, considerada a maior das três que afetará milhares de funcionários, acontece em abril. Uma terceira rodada acontecerá antes do verão americano, complementando a meta de 7.000 demitidos da empresa.


Bob Iger em conferência da Disney. Getty Images/Reprodução


“A difícil realidade de muitos colegas e amigos deixando a Disney não é algo que encaramos de ânimo leve.” Disse Iger em carta para os funcionários. “Em momentos difíceis, devemos sempre fazer o que for necessário para garantir que a Disney possa continuar oferecendo entretenimento excepcional para o público e convidados em todo o mundo – agora e no futuro”.

De acordo com a Disney, a redução da força de trabalho, que representa cerca de 3,6% do seu quadro global, economizará cerca de 5,5 bilhões de dólares aos cofres da empresa. Segundo fontes da Reuters, os serviços voltados aos hóspedes do Disney World não serão afetados. Em outubro havia sido reportado que a Disney tinha por volta de 220 mil trabalhadores, com 166 mil apenas nos Estados Unidos.

Os cortes são parte de um plano de Iger para retomar o crescimento da empresa, e vem após o mesmo retornar ao cargo seguindo a demissão de Bob Chapek em novembro de 2021. Sob a direção de Iger, a Disney se reorganizou em três segmentos: um focado em filme, televisão e streaming, outro na gigante dos esportes ESPN, e outro nos parques  e atrações.

 

Foto destaque: Logo da Disney comemorando seu centenário. Disney/Reprodução.

Deixe um comentário

Deixe um comentário