ENEM se aproximando, especialista em concursos dá dicas de como se sair bem
Recordista Brasileiro, que já passou em 10 concursos públicos federais aos 22 anos, Kalebe possui uma experiência estudantil e educacional muito grande. Ele afirma que hoje em dia não tem como arrumar desculpas cabíveis para não estudar. Visando o tão esperado dia das provas do ENEM, que acontecem dia 13 e 20 de novembro, Kalebe […]
Recordista Brasileiro, que já passou em 10 concursos públicos federais aos 22 anos, Kalebe possui uma experiência estudantil e educacional muito grande. Ele afirma que hoje em dia não tem como arrumar desculpas cabíveis para não estudar. Visando o tão esperado dia das provas do ENEM, que acontecem dia 13 e 20 de novembro, Kalebe afirma que “ao estudar para um cargo de interesse pessoal, o estudo torna-se mais produtivo. Mesmo que o foco inicial seja movido pela questão financeira, deve haver o interesse pela área pretendida e almejada”, diz.

(Foto/Reprodução)
Mas, afinal, na hora de fazer a prova, o que é importante? Kalebe aponta algumas dicas pra gente:
Há um ciclo eficaz e prático para aqueles que se preparam para as provas ENEM e afins: “Organização, Estudo e Motivação”. Três pontos que precisam fazer parte da rotina de um aprovado”.
- Organização: “organize sua mente (ideias, conceitos, descanso mental, alívios); o ambiente (não conviva em locais confusos, sujos, tumultuados); o material (estude com foco, anotações, fichamentos); e o tempo (há tempo para tudo quando ele é bem administrado);
- Estudo: “cuidado com material desatualizado. Procure por apostilas, livros, conteúdos digitais seguros e atualizados. Preocupe-se com as fontes em que busca as informações que consome. Um material atualizado não necessariamente precisa ser o livro do ano, o importante é a legislação não ter sofrido mudanças significativas.”;
- Motivação: “sem ela você para no meio do caminho. Ela é o combustível, a força motriz para te mover. Isso te faz estudar de forma comprometida”.
E no dia da prova? O que fazer? O que vai acontecer? Calma… Kalebe afirma que o equilíbrio, paz de espírito, tranquilidade e consciência limpa e focada fará de você um bom candidato diante da vaga que estará concorrendo. Ele afirma: “eu já sabia que tinha feito tudo que estava ao meu alcance e que tinha dado o meu melhor, então eu orava pedindo que Deus fizesse a vontade dEle na minha vida e isso me tranquilizava”.
Além de que, todos esses aspectos contribuirão para que você se concentre em tudo o que aprendeu e aquele monstro do esquecimento não surgirá para te apavorar.
Preparados?!
Para receber mais dicas como estas, siga Kalebe no Instagram: @fuiaprovado.
Foto Destaque: Reprodução
