Começando a partir de hoje, dia 1º de junho de 2022, está valendo a nova CNH (Carteira Nacional de Habilitação) em todo território nacional. Como existem muitas dúvidas acerca dessa mudança, você poderá conferir nesta matéria tudo que precisa saber sobre o novo documento.
De acordo com o Contran (Conselho Nacional de Trânsito) na resolução Nº 886, a nova CNH vai continuar contendo os dados de biografia e fotos dos motoristas nas versões digitais e físicas. A carteira pode ser acessada através do QR Code que está impresso no documento, código que já faz parte da Carteira de Habilitação desde 2017.
As novidades
A parte de baixo da CNH, que antes exibia os campos de Observações, Assinatura do Portador, Local e Data de Emissão, irá ficar diferente. Agora, o campo de Observações foi movido de lugar e, em seu lugar, estará uma nova tabela de veículos que poderá identificar a categoria do condutor.
Na parte superior, também houve uma pequena mudança de visual, e o campo da Assinatura do Portador vai estar logo abaixo da foto do motorista. Para seguir o padrão internacional, a nova CNH usa códigos atualizados.
Para o visual, novas cores serão utilizadas, mudando do verde escuro usado anteriormente para uma paleta de cores em verde claro, amarelo e azul.
Novo modelo de CNH está em vigor a partir do dia 1º de maio de 2022 (Foto:reprodução/UOL)
Mais segura
De acordo com a resolução do Contran, tintas especiais serão fluorescentes, com reação aos raios de luz UV e anti-scanner, além de trazer uma série de dispositivos novos de segurança para reter fraudes.
Nova validade para a CNH?
Não, a validade da Carteira de Habilitação não sofrerá alteração. Desde o mês de junho de 2021, a CNH já havia tido um aumento na sua validade, passando de 5 anos para 10, aos condutores com menos de 50 anos. Porém, quem já possuir 50 anos ou mais, deverá manter a renovação a cada 5 anos e para condutores acima dos 70 anos a renovação é a cada 3 anos.
A troca da CNH irá acontecer automaticamente e o motorista irá receber a nova quando realizar a renovação ou precisar tirar a 2ª via do documento.
Foto destaque: A nova CNH tem mudança de cores e visual (reprodução/Midiamax)