A Ferrari finalmente entrou no mercado SUVs e, contrariando o que muitos especulavam, lançou seu primeiro carro de quatro lugares e quatro portas em 75 anos de história.
O chamado Purosangue, rejeitou o desígnio de SUV clássico, se definindo como um modelo totalmente distinto no mercado. O motor possui V12 6.5 e pode ir de 0 a 100 km/h em 3,3 segundos, até os 200 km/h em 10,6 segundos, já seu limite máximo chega a incríveis 310 km/h, e tudo graças ao seu desempenho excepcional ao alcançar 725 cv a 7.750 rpm e 73,1 kgfm a 6.250 rpm.
De alumínio, aço de alta resistência e fibra de carbono é feito o chassi, reduzindo o peso e, contribuindo para estabilizar a aerodinâmica que a silhueta do veículo usa como de cortinas de ar, assim, ele estabelece seu arrasto baixo e iguala a outros modelos da marca superesportiva.
Novo carro modelo SUV da Ferrari (Foto: Reprodução/Ferrari)
As portas do carro abrem em direções diferentes (estilo chamado suicida no mercado), dando mais espaço para os passageiros que vão atrás, tem um painel de instrumentos digitais com tela de 10,2 diâmetro. O aquecimento e reclinação são eletrônicos em cada banco e pode ser personalizado com tapetes feitos a prova de balas, inspirados nos tecidos de uniformes militares que tem durabilidade muito superior.
Os faróis, lanternas, silhuetas do veículo, quadrupla, difusor traseiro e o escapamento, são frutos de uma clara inspiração de seus arquitetos em trazer novas visões de modelos como os carros Rolls Royce, SF90 Stradale e Ferrari Roma. O câmbio de dupla embreagem tem oito marchas, decepcionando alguns que esperavam por um modelo híbrido junto com a surpresa.
O significado de sua inovação e distinção no mercado: é a diferença de local onde o motor é colocado no veículo — como os SUVs padrões são feitos com o motor acoplado com a caixa de câmbio na parte dianteira, o Purosangue distribuirá melhor seu peso posicionando a caixa de câmbio na traseira e o motor na dianteira, usando uma unidade de transferência integral de tração, que segundo engenheiros será ideal para sua estabilidade.
A data de estreia e os preços do lançamento ainda não foram divulgados, mas as expectativas são para 2023. O Purosangue adentre o grupo de SUVs de luxo custando uma média de 350 mil euros, o que convertidos dão 1,8 milhão de reais aproximadamente.
Foto destaque: Modelo de carro Purosangue da Ferrari. Divulgação/Ferrari