A Federação Brasileira de Bancos emitiu um aviso sobre o aumento de uma prática fraudulenta que envolve o uso indevido do número 0800. Uma mensagem de texto foi enviada, aparentando ser uma medida de precaução do banco, solicitando que os clientes ligassem para o referido número 0800 em caso de compra não reconhecida. As informações da da Federação veiculadas pelo G1.
Uma das vítimas
Um exemplo disso ocorreu com o professor de música Ricardo dos Santos, residente em Santa Catarina, que prontamente efetuou a ligação. Do outro lado da linha, ele se deparou com uma central de atendimento que simulava ser do banco, mas, infelizmente, era operada por criminosos.
“O atendimento telefônico era excepcional, com os atendentes se expressando de forma idêntica aos funcionários legítimos do banco e demonstrando um treinamento exemplar. Em seguida, eles propuseram: ‘Vamos enviar um link pelo WhatsApp’. Recebi o link com o logotipo do banco no WhatsApp, cliquei nele e confirmei a transação, sem perceber imediatamente que se tratava de um link de phishing. Foi só então que percebi a fraude, tendo perdido R$900. Foi nesse momento que eu compreendi que o golpe havia ocorrido naquele momento, e que meu cartão não havia sido clonado“, relata Ricardo dos Santos.
Mensagens semelhantes
Outra mensagem semelhante a essa chegou ao celular de Irinéia, moradora do Rio. Seu filho não permitiu que ela ligasse para o número.
“Eles enviaram uma mensagem solicitando que você ligue para o número 0800. Quando você faz a ligação, eles explicam que você supostamente fez uma compra e, caso não reconheça, existe um procedimento para reembolsar o valor, mas exigem o pagamento de uma taxa, que era de R$ 500“, relata Carlos.
O jeito ultlizado para eles fazerem o roubo (Foto: reprodução/ Ana Cláudia/ Minha operadora)
Uma característica intrigante do golpe envolvendo o prefixo 0800 é que ele foi projetado para confundir os clientes. Quando se liga para um desses números, geralmente enviados por SMS, depara-se com uma central de atendimento que, frequentemente, parece genuína, mas é, na verdade, falsa. Nos últimos meses, o número e a diversidade de golpes utilizando o 0800 têm aumentado consideravelmente no país, levando a Febraban a emitir um alerta a respeito.
Caso você receba uma mensagem em seu celular com um número 0800 ou qualquer pedido para entrar em contato relacionado a uma transação, é aconselhável evitar ligar para o número mencionado na mensagem ou clicar em links, independentemente de onde eles estejam. Em vez disso, é mais indicado que você utilize os canais de comunicação tradicionais com seu banco, como o site oficial ou os números de telefone que normalmente usa para se comunicar com seu gerente ou a central de atendimento.
Foto Destaque: silhueta de pessoa pegando no telefone. Reprodução/Issblu