O agricultor Sérgio Donofre, que é morador de Campinas, em São Paulo, recebeu o aviso de um golpista, após enviar uma quantia pela falsa locação de uma casa na praia da Enseada, no Guarujá, em São Paulo, para não viajar. Ele havia depositado R$2,8 mil quando o estelionatário alertou que se tratava de um golpe, com direito a um conselho para não pegar o carro já que “seria uma viagem perdida”. O golpista, por fim, escreveu: “Infelizmente é nosso trampo (…) Deus abençoe vocês”.
As negociações da residência foram feitas através de trocas de mensagens por aplicativos. Por meio dele, o estelionatário, contou sobre o golpe, alertando à vítima. A última mensagem dele dizia: “Bom dia Sérgio, estou entrando em ctt para pedir que não vá ao local, pois nada do que conversamos existe, tudo não passou de golpe, infelizmente é nosso trampo, estou avisando para que não de viagem perdida… Deus abençoe vocês”.
Mensagem enviada pelo golpista (Reprodução/g1)
Denofre, que viu o anúncio da locação na internet, contou que havia feito diversas checagens para confirmar que o anúncio era real. O homem conferiu o endereço informado no anúncio e, até mesmo, buscou via sistema de imagens de satélite pela residência. Segundo ele, a locação “tinha tudo certinho”, de uma maneira que “não tinha como duvidar” que o anúncio era um golpe.
Para o agricultor, o golpe foi uma “frustração muito grande” já que ele havia combinado de viajar com a família toda. “[Eram] 15 pessoas, e estavam todos animados porque era dois dias antes da viagem. A minha irmã veio dos Estados Unidos e iria também“, contou ele.
Sérgio, em seguida, resolveu tornar o golpe que sofreu com o anúncio falso de locação Casa Tortuga, que seria uma residência com piscina de frente em Guarujá, público para tentar preservar futuras vítimas. “Ele continua respondendo, continua vendendo a propriedade pra alugar. Seria importante chegar até ele ou alertar as pessoas”, disse ele.
Saiba como evitar
O advogado Maurício Nakashima, que é especialista em direito do consumidor, explica que os sites usados pelos golpistas podem ser responsabilizados. De acordo com o profissional, é necessário que haja atenção a alguns detalhes na hora de acertar a contratação de um imóvel para temporada.
Algumas dicas para evitar cair nesse tipo de golpe:
- Peça para a pessoa que está ofertando o imóvel faça uma videochamada provando que tem acesso à residência;
- Verifique se a conta bancária está no mesmo nome da pessoa/locador;
- Não pague toda a locação de forma antecipada; dêr um sinal e conclua o pagamento ao pegar as chaves.
Casos como esse são classificados como crime de estelionato. Neles, a vítima deve procurar a Polícia Civil para registrar a ocorrência. E em alguns casos, as pessoas lesadas podem recorrer, até mesmo, à Justiça para tentar reaver o dinheiro perdido.
Foto destaque: Praia da Enseada, no Guarujá (Reprodução/Costa Norte)