Governo irá realizar operação para resgatar brasileiros em Israel

Victor Kallut Por Victor Kallut
3 min de leitura

Nesta segunda-feira (9), o comandante da Força Aérea do Brasil (FAB), Marcelo Damasceno, divulgou que será realizada a operação “Voltando em Paz”, com o objetivo de resgatar 900 brasileiros que atualmente estão em Israel, com início prevista para esta terça-feira (10) e conclusão no sábado (14). Os voos serão realizados sempre às 18h, no horário de Tel Aviv, cidade com maior atividade econômica do país.

Detalhes da operação

Segundo a Aeronáutica, essa será a maior operação de repatriação de brasileiros em toda a história. E assim que os resgates forem concluídos ao fim desta semana, será iniciado o planejamento de uma nova logística para trazer os que ainda estiverem em Israel. Até o momento, o governo já recebeu pedidos de ajuda de cerca de 1700 brasileiros que desejam retornar ao Brasil.

O Governo Federal também informou qual será o cronograma dos voos. O primeiro terá 210 passageiros, com pouso em Brasília planejado para a madrugada de quarta-feira (11). O segundo, com o mesmo número de passageiros, tem pouso previsto no Rio de Janeiro para a noite de quinta (12). O terceiro voo contará com 60 pessoas, e fará uma escala em Recife antes de pousar em Guarulhos, na manhã desta sexta, dia 13. O quarto voo comporta 210 pessoas, com aterrissagem no Rio de Janeiro na noite de sexta-feira, enquanto o quinto, também com 210 pessoas e com destino ao Rio, pousará no sábado (14).

Guerra em Israel iniciou no último sábado



Imagem de bombardeio em Gaza. (Foto: REUTERS/Ashraf Amra)


No último sábado (7), o grupo terrorista Hamas iniciou um ataque a Israel. Segundo Mohammed Deif, a ofensiva foi uma resposta a alguns acontecimentos, como a invasão israelense à Cisjordânia no último ano, o bloqueio de 16 anos em Gaza e a expansão de assentamentos israelense em territórios palestinos. O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, declarou que a Palestina “pagará um preço sem precedentes” pela ação.

Foto destaque: avião KC-390 da FAB, que irá resgatar brasileiros em Israel. Reprodução/Hugo Barreto/Metrópoles.

Deixe um comentário

Deixe um comentário