O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, teve seu discurso interrompido nesta segunda-feira (8) por manifestantes que exigiam um cessar-fogo na Faixa de Gaza. Durante um evento de campanha na Carolina do Sul, Biden discursou em uma igreja associada ao trágico incidente de 2015, no qual um homem branco tirou a vida de nove pessoas negras. É importante mencionar que este ano ocorrerão as eleições presidenciais nos EUA.
Interrupção do discurso
Uma manifestante interrompeu o discurso do democrata, declarando: “Se você realmente se importa com as vidas perdidas aqui, você deveria honrar vidas perdidas e também pedir pelo cessar-fogo na Palestina“. Ela foi acompanhada por outros manifestantes que clamavam por “cessar-fogo, agora”. Os apoiadores de Biden responderam com gritos de “mais 4 anos” até que o grupo fosse removido do local. Esse período refere-se à duração do mandato presidencial nos Estados Unidos. Tanto o presidente quanto sua vice, Kamala Harris, planejam concorrer à reeleição em novembro.
Após o término dos protestos, Biden reconheceu a paixão do grupo e informou que negociações estão em andamento para retirar as tropas israelenses da Faixa de Gaza. Ele afirmou: “Tenho trabalhado silenciosamente com o governo de Israel para reduzir e significativamente retirar [as tropas] de Gaza. Tenho usado todos os meios possíveis para isso“.
<blockquote class=”twitter-tweet” data-media-max-width=”560″><p lang=”en” dir=”ltr”>Pro-Palestine protesters, chanting “ceasefire now”, interrupted Joe Biden’s speech yesterday<br><br> <a href=”https://t.co/OkpuacnKL8″>pic.twitter.com/OkpuacnKL8</a></p>— Alex Barnicoat (@mrbarnicoat) <a href=”https://twitter.com/mrbarnicoat/status/1744674991214387671?ref_src=twsrc%5Etfw”>January 9, 2024</a></blockquote> <script async src=”https://platform.twitter.com/widgets.js” charset=”utf-8″></script>
Joe Biden interrompido pelos manifestantes em discurso (Vídeo: reprodução/X/@mrbarnicoat)
Pressão política
Em outra ocasião, o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, pressionou o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, no sábado, 23 de janeiro, para proteger a vida dos civis enquanto as forças israelenses realizavam novos ataques militares na Faixa de Gaza. A Casa Branca divulgou um comunicado informando que Biden destacou a necessidade crítica de proteger a população civil, incluindo os que apoiam operações humanitárias, e a importância de permitir que civis se desloquem com segurança para longe das áreas de combate em curso.
Foto destaque: Joe Biden em discurso na Carolina do Sul (Reprodução/Mandel Ngan/AFP)