Kleber Lucas, o pastor da igreja batista Soul, foi confirmado como uma das atrações que integrarão os espetáculos do Festival do Futuro – A alegria vai tomar posse em comemoração à posse do presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), em Brasília.
O evento, que está sendo organizado pela socióloga e futura primeira-dama Rosângela Lula da Silva (Janja), ocorrerá em seguida da cerimônia de posse do presidente, no dia 1º de janeiro de 2023, em Brasília, Distrito Federal.
O pastor, que também é cantor gospel, foi um dos nomeados para a formar a equipe de transição do Governo Lula. O doutorando atua como um dos representantes da pasta de Cultura.
O cantor, que é mestre e doutorando em história pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), possui uma coletânea de produções musicais e diversas nomeações para prêmios importantes do mundo da música, como indicação ao Grammy Latino 2013.
Na maior premiação internacional de música da América Latina, o pastor foi vencedor da categoria Melhor Álbum de Música Cristã em Língua Portuguesa, com o disco “Profeta da Esperança”, lançado em 2012.
Kleber Lucas e Caetano Veloso se unem em dueto de “Deus Cuida e Mim”. (Foto: Reproduçã/G1)
Parceria com Caetano Veloso
Foi ao ar, em primeira mão pela equipe do Fantástico, o dueto entre o pastor e o cantor MPB Caetano Veloso. A parceria foi lançada na noite do último domingo (4), onde os artistas cantam a música “Deus Cuida de Mim”, uma composição de Kleber Lucas.
O cantor gospel possui gravações com grandes nomes da música brasileira, sendo Thiaguinho, Padre Fábio de Melo e Aline Barros alguns deles. Além disso, possui trabalhos cantados em diferentes idiomas, como “Mighty God”.
Em 25 anos de carreira, o compositor produziu 12 álbuns musicais, 10 Discos de Ouro, dois DVDs de Ouro, um Grammy Latino e três Discos de Platina.
Respeito
“(…) não tem como você participar de um evento desse, lindo, solidário e não pertencer ali e não se doar”, conta Kleber Lucas. O cantor diz que possui repleta gratidão por instituições que o acolheram durante a infância e juventude.
Em conversa com Bial, ele conta que cresceu entre os anos 70, e que vivia sob as mínimas condições de dignidade: “Eu tenho vários cortes na perna. Não tinha SUS ali: quem cuidava da gente era a mãe de santo, era o pai de santo. Se machucava, cortava a cabeça e quebrava um dedo, era ali que a gente ia.”
Ele comenta que em São Gonçalo, onde nasceu, ainda não havia igrejas entre os anos 60 e 70. Mas recorda de haver oito terreiros de umbanda e candomblé na região, espaços onde sempre foi acolhido.
“Quando eu tive fome na favela e a comida chegava, eu não queria saber se ela vinha da igreja evangélica ou do terreiro do candomblé”, disse.
O artista completa dizendo que não reivindica a exclusividade às suas crenças, embora seja cristão. “Não acredito que seja assim”, comenta.
Lula (PT) é eleito presidente do Brasil, em 30 de outubro de 2022. (Foto: Reprodução/PT)
Line-up do Festival do Futuro – A alegria vai tomar posse
O evento, que está marcado para o dia primeiro de janeiro de 2023, ocorrerá após a posse do presidente Lula, no Palácio do Planalto, em Brasília (DF). A organizadora e futura primeira-dama Janja da Silva anunciou outros três nomes, além do de Kleber Lucas, para formar o grupo de cantores que farão o show da posse do presidente.
Até o momento, estão confirmados mais de 20 atrações para compor o grupo:
– Pabllo Vittar
– Duda Beat
– Ludmilla
– Caetano Veloso
– Gilberto Gil
– Emicida
– Baiana System
– Martinho da Vila
– Gilsons
– Maria Rita
– Valesca Popozuda
– Margareth Menezes
– Leonardo Gonçalves
– Kleber Lucas
– Paulinho da Viola
– Chico César
– Gabi Amarantos
– Luedji Luna
– Teresa Cristina
– Johnny Hooker
– Marcelo Jeneci
– Tulipa Ruiz
– Odair José
– Fernanda Takai
– Otto
– Almério
Foto Destque: Kleber Lucas, doutorando e mestre em história, compositor, cantor gospel e pastor da Soul Igreja Batista. Reprodução/Instagram.