O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) gravou um vídeo nesta terça-feira (16) no qual disse que está feliz com a queda nos combustíveis. Ele afirmou ainda que a Petrobras começou a “abrasileirar” os preços. Mais cedo a empresa Petrobras anunciou a queda de preços da gasolina, óleo diesel e gás de cozinha.
Bandeira da petrobras (Foto: reprodução/Reuters)
“Estou particularmente feliz, e o povo brasileiro também vai ficar”, disse Lula no vídeo. “Vocês estão lembrados que nós iríamos abrasileirar os preços da Petrobras, e começou a acontecer“, completou Lula.
Com a decisão feita pela estatal, ficou revogada a fórmula da Paridade do Preço de Importação (PPI), baseada em mudanças de valor do dólar do petróleo. A PPI contabilizava também os custos logísticos com transporte e taxas portuárias, por exemplo.
A mudança de preço da gasolina se torna um fator importante para o consumidor e setores dependentes, pendentes de aguardar resultados positivos neste fator e mais reduções. Há pouco mais de um mês, quando completava 100 dias de goveno Lula, o preço dos combustíveis tinha subido 12%.
Lula disse no vídeo também que, no final de maio, anunciará uma nova política de investimento na infraestrutura. O governo discute desde a transição um pacote inspirado no antigo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), que reuniu grandes obras nos mandatos anteriores de Lula e na gestão de Dilma Rousseff.
O novo plano contemplará investimentos diretos do governo, concessões à iniciativa privada e parcerias público-privadas.
Foto Destaque: Luiz Inácio Lula da Silva. Reprodução/Sergio Dutti