Lula diz que não adianta falar em responsabilidade fiscal sem pensar em responsabilidade social

Giovanna Andrade Por Giovanna Andrade
3 min de leitura

O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva esteve presente nesta quinta-feira (17) no Brazil Climate Action Hub, movimento criado há três anos por organizações da sociedade civil para dar visibilidade à ação climática brasileira durante a COP25. Esse ano o evento aconteceu no Egito, onde o Lula foi acompanhado da sua esposa Rosângela Lula da Silva mais conhecida como “Janja”.

Lá, o futuro presidente da República declarou: “Eu fui fazer um discurso para os deputados e eu fazia o discurso que eu dizia na campanha, sabe? Que não adianta ficar pensando só em responsabilidade fiscal, porque a gente [também] tem que começar a pensar em responsabilidade social”. Lula também aproveitou a oportunidade do discurso para criticar o teto de gastos e defender a necessidade de governança global em questões climáticas e socioambientais. 


Lula encontra representantes de movimentos sociais brasileiros na COP 27 (Foto: JOSEPH EID / AFP)


Nessa fala, o candidato do PT fez referência a um discurso feito em Brasília no dia 10, quando questionou os sofrimento que os cidadãos passam ao tentarem garantir estabilidade fiscal no Brasil, discurso esse que não agradou muitos analistas do mercado financeiro. Quando questionado sobre a má repercusão, Lula disse que “… o mercado fica nervoso à toa”. Ainda no dicurso que não durou nem 30 minutos, Luiz Inácio declarou que “Se eu falar isso (responsabilidade social) vai cair a bolsa, vai aumentar o dólar. Paciência. Porque o dólar não aumenta e a bolsa não cai por conta das pessoas sérias, mas é por conta dos especuladores que vivem especulando todo santo dia”, mais uma fala que gerou muita contradição entre quem entende de mercado financeiro. 

Lula finalizou sua fala no evento criticando a falta de apoio da Organização das Nações Unidas (ONU), aos países menos desenvolvidos, e a falta de países africanos, latino-americanos no conselho de segurança, além de prometer tentar reunir a cúpula dos representantes dos países amazônicos, para tratarem de assuntos climáticos e ambientais, sendo aplaudido pelos que estavam ali presentes. 

 

Foto Destaque: Lula na COP27 (Foto: Ricardo Stuckert)

Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile