O candidato à presidência chegou a sua zona eleitoral, Escola Estadual Dr. Firmino Correia de Araújo, em São Bernardo do Campo, ABC Paulista, pouco depois das 9h. O ex-presidente estava acompanhado do ex-governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, seu parceiro de chapa.
As figuras políticas que o acompanharam durante a votação foram: Fernando Haddad (PT), candidato ao governo do estado de São Paulo, sua esposa Janja da Silva e os deputados eleitos; Marina Silva (Rede-SP), Guilherme Boulos (PSOL-SP) e André Janones (AV-MG). Esta é a mesma zona eleitoral em que Lula vota desde 1989.
Após sair de sua seção, Lula falou com os jornalistas, que estavam marcando presença de peso, e comentou sobre o caso da deputada federal Carla Zambelli (PL-SP), que ontem (29) apontou uma arma para um homem negro no bairro do Jardins, em São Paulo.
Em declaração, Lula afirma que a cena é grotesca. “O que nós vimos ontem, mostrado por uma deputada, é o Brasil que nós não queremos”.
“Nós estamos lutando para viver em um país civilizado, onde as pessoas se respeitem, onde uma deputada não precise sair armada e saia correndo atrás do cidadão. Foi uma cena grotesca no dia das eleições em que as pessoas não podiam andar armadas”.
No caso citado, Carla Zambelli atravessa a rua e entra em um bar com uma arma empunhada. Em defesa, ela afirmou ter sido agredida e empurrada pelo homem, o jornalista Luan Araújo.
Lula ainda completou, dizendo: “Não é civilizado isso. É uma demonstração de força, de uma ignorância, de falta de respeito e de democracia”.
O candidato também lembrou o caso de Marina Silva, que sofreu agressões verbais enquanto jantava em um restaurante em BH, juntamente com a comitiva petista. “Ela foi à delegacia, ela procurou a justiça”.
Agora, o ex-presidente deve voltar a sua casa, na zona oeste da capital paulista, para acompanhar a pré-apuração. No meio da tarde, Lula vai para um hotel próximo a Av. Paulista, que foi reservado para seu comitê e acompanhamento de imprensa.
Foto de Destaque: Lula após votar. Foto Reprodução/Mariana Greif