O consumo descontrolado de bebidas alcoólicas é um tema abordado com frequência entre especialistas americanos, além de suas consequências ao serem misturados com energéticos. Nesse cenário, foi analisado por cientistas que a mistura de álcool com energético possui a maior incidência de fazer o consumidor praticar atos violentos, tanto sexual quanto físico. Nessa perspectiva, um novo perigo é apresentado ao público geral, que está exposto a esse exemplo de mudança de comportamento gerada pelo simples ato de beber.
A Pesquisa
Segundo a pesquisa feita por especialistas americanos, publicada na Clinical Psychology Review, foi analisado os comportamentos entre homens e mulheres de até vinte cinco anos diante da mistura de energéticos e bebidas alcoólicas. Logo, padrões de agressão verbal e física foram facilmente encontrados entre os usuários. No entanto, o estudo também identificou que as pessoas que escolhem realizar esse tipo de mistura já possuem uma inclinação à violência. Em outras palavras, a bebida não é exclusivamente a causadora dos atos, mas sim a principal catalizadora e influenciadora.
Pessoa sendo impedida de beber (Foto: Reprodução/InterHelp Internação)
O uso excessivo de álcool
Além da violência, o consumo excessivo de álcool é fomentador de anormalidades cardíacas, obesidade, danos no fígado, elevação da pressão arterial, diferentes tipos de câncer e, até mesmo, provocação de morte súbita. De fato, o abuso dessas substâncias é extremamente prejudicial à saúde a ao bem-estar do indivíduo. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o excesso de álcool é responsável pela morte de mais de três milhões de pessoas por ano.
Por fim, as principais instituições que formulam as diretrizes voltadas para área da saúde indicam que duas doses por dia é considerado como consumo alcoólico moderado entre homens e mulheres. Nesse contexto, é possível continuar a beber, porém é essencial estar atento as questões voltadas para as misturas de bebidas, geralmente realizadas em drinks, haja vista o mal que pode acarretar para bem-estar do corpo e da mente, além de oferecer perigo a terceiros.
Foto Destaque: pessoa com ressaca. Reprodução/BBC.