Navio petroleiro abandonado há três décadas é uma bomba relógio, afirmam ambientalistas

Grace Brants Por Grace Brants
3 min de leitura

Um navio petroleiro ancorado há mais de 30 anos em estado de abandono causa uma grande grande preocupação e um alerta para os ambientalistas em todo mundo. O petroleiro possui uma carga com mais de um milhão de barris de petróleo e a Organização das Nações Unidas (ONU) iniciou uma força tarefa para descarregar a embarcação e evitar uma catástrofe ambiental marítima. O navio se chama FSO Safer e ele está ancorado na costa do Iêmen, no mar Vermelho. Os especialistas estão trabalhando para fazer a retirada do petróleo bruto com muita delicadeza para não haver explosões durante a remoção do produto, ou até mesmo evitar que tenha vazamento no mar.

Possibilidades de Vazamento

Um vazamento de petróleo causaria uma grande catástrofe, além de um acidente ambiental, mas também consequências para a população do país. A grande preocupação da ONU, além de um possível vazamento, seria a de fechar os portos vitais do país.

O Mar Vermelho é uma hidrovia de extrema importância para o comércio global e um vazamento poderia trazer prejuízos para a população local, por onde circulam alimentos e pessoas.


Equipe da missão para remoção petroleo

Equipe alcança o casco do petroleiro no Mar Vermelho, em Hudaydah, Iêmen (Foto: reprodução/Mohammed Hamoud/Getty Images)


Estratégia para operação arriscada e delicada

A operação tem o bjetivo de estabilizar e conter o navio para evitar um colapso. “Há uma série de coisas que serão feitas para impedir que o navio exploda”, disse David Gressly responsável pela operação. O coordenador humanitário supervisiona a missão com muita responsabilidade e informou que os gastos da operação estão saindo por U$$ 141 milhões (estimado em R$ 600 milhões) e a tecnologia e experiência é a mesma usada para o navio que bloqueou Ever Given, em 2021, pois a mesma empreiteira assumiu a missão.

De acordo com o supervisor da operação, o processo total da remoção do petróleo está sendo feito com o máximo de cuidado, a equipe está removendo por volta de 4.000 a 5.000 barris de petróleo por hora, todo este processo poderá levar até 19 dias.


Navio FSO Sater no Mar Vermelho (Foto: reprodução/Mohammed Hamoud/Getty Images)


Destino do Petróleo após remoção

A remoção do petróleo é de caráter de urgência. A grande discussão é para onde e quem ira ficar com o material. O produto pertece à empresa estatal iememita SEPOC. Oassunto é muito complexo por conta da localização do navio e por ser uma região cercada de rebeldes do atual governo. Enquanto não for feita a remoção completo do petróleo ainda fica incerto o destino do material.

 

Foto destaque: Navio petroleiro abandonado no mar Vermelho. Reprodução/Boskalis/Mohammed Hamoud

Deixe um comentário

Deixe um comentário