Novo “tatuzão” usado em escavação do metrô pode impactar o trânsito na capital paulista

Henrique Toledo Por Henrique Toledo
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O metrô de São Paulo contará com o auxílio da tuneladora apelidada de “Cora Coralina”, o “tatuzão” como também é chamado, será a maior já vista em território sul-americano para o avanço das obras do novo trecho da Linha 2 – Verde do metrô de São Paulo.

A nova aquisição será transportada desmontada do Porto de Santos para a Zona Leste da capital paulista. Com isso, o processo de transporte deve levar até um mês e deve impactar diretamente o trânsito da capital paulista em estradas como a Rodovia dos Imigrantes, Rodoanel (trechos Sul e Leste), vias importantes da cidade de São Paulo, como a avenida Oscar Niemeyer, Sapopemba, Ragueb Chohfi e Aricanduva, segundo a CET que aprovou esse itinerário que será feito por caminhões.

Ao todo, o “tatuzão” contém cerca de setenta peças para serem trazidos do porto de Santos até a capital, o Metrô de SP acredita que esse transporte pode levar até três meses para chegar na capital paulista, discordando totalmente do prazo estimado.


Complexo Rapadura, onde tatuzão da Linha 2 – Verde será montado . (Foto: Metrô de SP/iTechdrones)


Segundo a EcoVias, para esse tipo de carga será adotada uma medida diferente para o deslocamento. A Rodovia dos Imigrantes será bloqueada no trecho da serra do km 40 ao km 55 sentido capital, sendo utilizada apenas a pista norte, o bloqueio ocorrerá das 23h30 às 5h, já que por conta do tamanho das peças é possível que seja necessária a utilização de mais faixas.

Após chegar à capital paulista, a “Cora Coralina” como foi carinhosamente apelidada, pesará 2,7 mil toneladas e tem capacidade para escalar até 41 metros de profundidade. Além disso, conta com 11,66 metros de diâmetro, tornando-a mais espesso do que a tuneladora Maria Leopoldina, que foi utilizada na obra da Linha 6 – Laranja até o acidente na Marginal Tietê em fevereiro de 2022.

A tuneladora chegou ao Porto de Santos na última segunda-feira (08), cerca de um mês após sair do Porto de Taicang, na China.

 

Foto Destaque: “Tatuzão” que será utilizado na Linha 2 – Verde. (Foto: Metrô de SP/CREG)

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