Um Estudo que foi divulgado pela realizado pela Universidade de Pequim, desenvolvido pelos cientistas Yi Yang e Xiaodong Song, que são sismológicos do instituto, mostra que o núcleo da terra vem desacelerando e igualou sua velocidade à do planeta Terra. O artigo que aborda a pesquisa foi publicado na Revista Nature Geoscience e surpreendeu os envolvidos que estudam o fenômeno desde 1995. A notícia que agora preocupa a todos, foi publicada nesta segunda-feira (23).
A redução da velocidade do núcleo da Terra altera o funcionamento do planeta, o que influencia na duração dos dias, o mar e o clima. A contestação é que a velocidade foi reduzida possivelmente em 2009 quando se igualou, alterando assim os campos gravitacionais e magnéticos da Terra. O tempo de um dia tem uma relação direta com o centro da terra em torno do seu próprio eixo. Xiaodong Song explicou ao jornal El País que os dias estão mais curtos e isso pode ter relação com a mudança. “Com a alteração no campo gravitacional, podem ocorrer deformações na superfície do planeta, o que impacta diretamente o nível do mar.”
Segundo a pesquisa, a deseceleração da Terra pode prejudicar as horas do dia. (Foto: Reprodução/yahoo)
E em entrevista para a apresentadora do Olhar Digital, na edição do programa que aconteceu na última terça-feira, dia (24) Marisa Silva, Marcelo Zurita o presidente da Associação Paraibana de Astronomia (APA), membro da Sociedade Astronômicas Brasileira (SAB), diretor técnico da Rede Brasileira de Observação de Meteoros (BRAMON) explicou que, como isso foi descoberto, o que pode estar acontecendo atualmente é as consequências da desaceleração do núcleo da Terra. Essa declaração, mesmo que seja em milésimos de segundos, podem afetar a duração dos dias. Marcelo Zurita explica: “Se o núcleo interno da Terra continuar perdendo a velocidade continuará perdendo a velocidade e permanecerá girando ao contrário, a princípio, não tem efeitos significativos para a sociedade”. A sua opinião difere dos cientistas chineses.
Capa destaque: Foto da Terra Foto: Reprodução/canaltech.