Pedro Castillo tem prisão solicitada por tentativa de golpe fracassada

Raniel Macêdo Por Raniel Macêdo
3 min de leitura

O ex-presidente do Peru Pedro Castillo, de 54 anos, teve, nesta sexta-feira (12), 34 anos de prisão solicitada pelo Ministério Público do Peru em função da sua tentativa fracassada de anular o congresso e efetuar uma tentativa de golpe de estado em 7 de dezembro de 2022. A acusação e suas relações devem ser analisadas nas próximas semanas pelo juiz responsável pelo caso. 

Já detido

O ex-presidente do Peru já se encontra detido desde 7 de dezembro do ano retrasado após sua falha tentativa de dissolver o congresso e orquestrar um golpe de estado que não obteve sucesso por recusa de suas ordens por parte das Forças Armadas. Em uma audiência perante os magistrados, Castillo afirmou ser inocente e justificou dizendo “nunca ter pego em armas”, uma tentativa de anular sua participação na rebelião e perpetração do golpe de estado. 

O congresso em função

Após sua falha tentativa, Castillo foi levado ao congresso e teve sua destituição aprovada pelo órgão, A quantidade de votos necessários para a aprovação foi superior ao estimado, ficando em 101 votos a favor, 6 contrários e apenas 10 abstenções (o ato de se negar a fazer uma escolha, deixando de lado a necessidade de voto e se eximindo de participar). Eram necessários 87 votos a favor. 

Diante do afastamento de suas funções, Pedro Castillo foi detido e levado ao presídio de Barbadillo, na sede da Diretoria de Operações Especiais da Polícia, ao leste de Lima, Capital do Peru. Mesma prisão onde o ex-ditador do Peru Alberto Fujimori estava detido até dezembro de 2023, quando foi solto graças ao habeas corpus apresentado por seus advogados. 


Pedro Castillo é destituído e detido

Ex-presidente Pedro Castillo tem destituição aprovada em congresso e é detido (Foto: reprodução/X/@Pedrocastillote)


Com a prisão de Castillo, sua destituição marcou o fim de seu mandato com apenas 17 meses de poder. O ex-presidente deveria governar até 2026. Com o fim do governo Castillo, entrou no poder sua vice-presidente, Dina Boluarte, em meio às manifestações que pediam desde o fechamento do congresso a antecipação das eleições. 

 

Foto destaque: Pedro Castillo (Reprodução/Instagram/@josepedrocastilloterrones)

Seguir
Formado em Design Gráfico, mas com o coração sempre voltado para a escrita, busco me aventurar cada vez mais na área que tanto admiro. Encontrei na oportunidade como redator um caminho para crescer e me desenvolver profissionalmente, desbravando uma área vasta e, muitas vezes, subestimada. Posso não ter muito a dizer, mas tenho um universo inteiro para escrever.
Deixe um comentário

Deixe um comentário