Pernambuco: Número de vítimas fatais sobe a todo momento

Maria Júlia Freitas Por Maria Júlia Freitas
2 min de leitura

Sobem para 107 mortes e 11 desaparecidos o número de vítimas das chuvas em Pernambuco. Esses registros são de quarta-feira (25) e o início da tarde de hoje (1), segundo a Defesa Civil. 

O número total de pessoas desabrigadas após os temporais subiu para 6.650. Das 11 pessoas desaparecidas, nove já foram identificadas e as outras duas, como o relato está impreciso, ainda ocorre uma investigação. 

O governo local decretou estado de emergência à população em 24 municípios. Esse decreto permite que os municípios solicitem recursos do Sistema Nacional de Defesa Civil. 

A lista de municípios em estado de emergência conta com: Recife, Olinda, Jaboatão dos Guararapes, São José da Coroa Grande, Moreno, Nazaré da Mata, Macaparana, Cabo de Santo Agostinho, São Vicente Férrer, Paudalho, Paulista, Goiana, Timbaúba, Camaragibe, Breu e Lima, Aliança, Araçoiaba, Bom Jardim, Glória do Goitá, Igarassu, Limoeiro, Passira, São Lourenço da Mata e Vicência.


Corpo de Bombeiros realizando resgate com botes (Foto: Reprodução/jornaldesergipe)


Além do decreto, foram disponibilizados R$ 100 milhões para os trabalhos de busca e salvamento das vítimas nas áreas atingidas, e também para realizar obras de infraestrutura nas diversas regiões atingidas. 

A AGU (Advocacia Geral da União) determinou, em portaria publicada ontem (31), uma redução nos prazos para que a União possa ajudar o Estado de Pernambuco e Alagoas, por conta dos temporais. 

Sendo assim, manifestações jurídicas sobre licitações começarão a tramitar em até 72 horas ao invés de 15 dias, como de costume. As dispensas de licitação, que duravam em média cinco dias para sair, serão liberadas em até 48 horas. 

A Agência Pernambucana de Águas e Clima divulgou que as chuvas irão continuar até a próxima sexta-feira (3) na região Metropolitana de Recife e também na Zona da Mata, mas com volume reduzido. 

Os riscos de novos deslizamentos fizeram com que o Corpo de Bombeiros interrompesse, durante alguns instantes, a busca por vítimas nas áreas afetadas. 

 

Foto destaque: Deslizamentos em locais atingidos pela chuva. Reprodução/Paraiba Online

Deixe um comentário

Deixe um comentário