O prefeito da cidade de Araucária, localizada na Região Metropolitana de Curitiba, Hissam Hussein Dehaini, de 65 anos, casou-se com uma adolescente de 16 anos em abril deste ano.
O casamento ocorreu no dia 12 de abril, um dia depois da jovem completar 16 anos, idade permitida para formalizar uma união. Apesar da grande diferença de idade entre eles, a lei federal brasileira permite o casamento de menores de idade, a partir de 16 anos, desde que haja a permissão dos responsáveis para ocorrer a união.
No dia 13 de abril, 24 horas depois da oficialização do casamento, o Diário Oficial de Araucária publicou a nomeação da mãe da jovem ao cargo de Secretária de Cultura e Turismo do Município, feita pelo próprio prefeito.
Antes do novo cargo, Marilene Rôde era diretora-geral na Secretaria de Educação da cidade. Apesar de ser considerado Nepotismo, a Prefeitura de Araucária se pronunciou a respeito da nomeação do cargo, afirmando que foi um “ato discricionário do chefe do Poder Executivo, o qual entendeu que a servidora em questão reúne as condições necessárias para o exercício do cargo, vez que possui 26 anos de experiência no serviço público”.
Diante dos fatos, o Nepotismo ocorre quando agentes públicos nomeiam parentes ou favorece familiares em cargos de poder público. Segundo a legislação da Constituição Federal, o ato é de improbidade administrativa, não sendo permitido no país. No entanto, até esta terça-feira (25), o site oficial da administração do município ainda mostrava Marilene como secretária.
Hissam Hussein Dehaini, Prefeito de Araucária. Foto: Reprodução
O Prefeito e a Primeira-dama
Hissam Hussein Dehaini cumpre seu segundo mandato como prefeito da cidade de Araucária. Foi eleito em 2020, com 47.613 votos, segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Kauane Rôde Camargo, adolescente de 16 anos, agora primeira-dama, participou de concurso de beleza para adolescentes e foi a segunda princesa teen 2022 do Miss Araucária Teen
Os noivos apresentaram os documentos exigidos pela lei para realizar o casamento, junto à autorização dos responsáveis da jovem, e formalizaram a união no mês de abril deste ano.
Foto destaque: Reprodução