Em uma coletiva de imprensa, Andrés Manuel López Obrador, Presidente do México, declarou que seu país é mais seguro do que o país Norte Americano “O México é mais seguro do que os Estados Unidos”, afirmou, “Não há problema em viajar com segurança pelo México.”, finalizou.
Suas falas se devem ao fato das críticas dos Estados Unidos a seu histórico de segurança após um sequestro que ocorreu perto da fronteira, em março, que acarretou no falecimento de duas pessoas, “crimes violentos, sequestro, roubo de carro e roubo são comuns e generalizados no México”, disse o Departamento do Estado. “ O governo tem capacidade limitada de fornecer serviços de emergência a cidadãos dos Estados Unidos em muitas áreas do México”, terminou.
O crime ocorreu no dia 06 de Março, onde um grupo norte americanos foram sequestrados na segunda-feira após cruzarem a fronteira, entrando pela cidade de Matamoros, os homens acabaram sem querer indo parar no meio de um tiroteio entre duas facções criminosas. O grupo todo foi rendido pelos bandidos armados e foram levados a algum lugar por uma caminhonete, quando as autoridades localizaram os americanos, dois já estavam mortos. Cinco suspeitos foram presos até o momento. Logo após o ocorrido, o senador republicano dos EUA, Lindsey Graham se mostrou muito insatisfeito com a situação, “Eu diria ao governo mexicano que, se você não limpar sua bagunça, vamos limpá-la para você” comentou.
Andrés Manuel López Obrador também declarou que isso tudo não passa apenas de uma campanha “Anti-México”, dizendo que os turistas estadunidenses e mexicanos que moram nos Estados Unidos sabem muito bem como o país é seguro, relatando que houve um crescente aumento de turismo por parte dos moradores do país Norte Americano.
Taxa de homicídio (Foto: Reprodução/R7)
A taxa de homicídio por 100 mil habitantes no México foi maior do que a dos Estados Unidos.
Foto destaque: Andrés Manuel López Obrador . Reprodução/YahooNotícias.