Relatório divulgado pela Nasa esclarece aparições de OVNIs

Victor Kallut Por Victor Kallut
3 min de leitura

Nesta quinta-feira (14), a Nasa apresentou um relatório sobre análises científicas de objetos voadores não identificados, chamados popularmente de OVNIs. No estudo, foram utilizadas diferentes ferramentas para chegar a conclusões acerca de “fenômenos aéreos”, termo agora utilizado pela agência. Dentre esses recursos, estão dados, inteligência artificial e também machine learning, que basicamente se trata de ensinar máquinas a identificar padrões e realizar previsões com base nessas informações adquiridas.

O diretor da Nasa, Bill Nelson, disse que o intuito da pesquisa era combater o sensacionalismo que existe em torno da questão dos OVNIs e mostrar como é possível abordar a discussão a partir de uma perspectiva mais científica. Além disso, ele também afirmou que será criada uma diretoria especializada em OVNIs na agência, e que todas as informações encontradas serão compartilhadas com o restante do mundo de forma transparente.

Nenhuma evidência de extraterrestres foi detectada

David Spergel é o líder da equipe independente que produziu o relatório encomendado pela Nasa, e afirmou que, atualmente, a abordagem adotada pelo Departamento de Defesa dos Estados Unidos sobre os fenômenos aéreos resulta em uma escassez de dados: “Nasa sempre usa uma abordagem científica e boa parte dos eventos de OVNIs não apresentam essa qualidade nos dados”, disse.

Ele declarou ainda que, de acordo com a metodologia atual utilizada nos estudos e os dados disponíveis, não foram encontradas quaisquer evidências de que alguma das aparições de OVNIs estejam ligadas a extraterrestres: “Boa parte dos eventos foram identificados como aviões, balões e drones”, esclareceu. David também acrescentou que, nessas pesquisas, o primeiro passo  é “eliminar a possibilidade de ser um evento convencional”, para só então seguir com os próximos fenômenos.

Casos suspeitos foram esclarecidos

Em 2020, o Pentágono divulgou vídeos curtos que mostravam OVNIs em gravações de câmeras infravermelhas em uma região próxima da Califórnia. No entanto, uma análise da informação contida no próprio display da câmera que capturou o ocorrido, foi possível calcular que se tratava de um objeto a uma altitude de 13 mil pés e a quase 7 quilômetros do oceano ao fundo.



Vídeo divulgado pelo Pentágono registra suposta aparição de OVNIs. Reprodução/Youtube UOL.


Outra suspeita de OVNI desmentida pelo relatório foi o de um objeto visto no céu da Flórida em setembro, mas que era apenas um balão meteorológico lançado pela estação de Cabo Canaveral. 

Foto destaque: Bill Nelson, diretor da Nasa. Reprodução/Agence France-Presse

Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile