São divulgadas atualizações sobre ajuda humanitária na região de Gaza

Beatriz Lima Por Beatriz Lima
3 min de leitura

No dia 21 de outubro, o caminho de passagem para Gaza foi utilizado primeiramente desde o começo dos conflitos entre Hamas e Israel. Nesse cenário, cerca de 217 caminhões de auxílio humanitário ingressaram em Gaza a partir desse momento, de acordo com informações divulgadas pelo Departamento de Estado dos Estados Unidos da América (EUA).


Caminhões de ajuda humanitária em destaque (Foto: Reprodução/ REUTERS/ Ibraheem Abu Mustafa)


A fronteira de Gaza

No dia de abertura da passagem, a Embaixada dos Estados Unidos da América em Jerusalém fez um anúncio sobre o horário em que a travessia seria aberta: às 10 horas da manhã na região, às 4 horas no horário padrão de Brasília. As emissoras de televisão do Egito transmitiram imagens de cargas de ajuda humanitária entrando na fronteira de Gaza.

Esses caminhões tinham sido vetados pelo governo israelense em um plano inicial, mas por conta de pressões internacionais, especialmente do presidente norte-americano Joe Biden, Israel voltou atrás com sua decisão.

As cargas de auxílio humanitário

Desde que a divisa com o território egipciano abriu, a esperança de um crescimento de ajuda humanitária é desejada pela população. Nesta quarta-feira (1), o porta-voz do Departamento de Estado, Matthew Miller, fez um comunicado sobre a situação. “Esperamos que o número de hoje supere o de ontem, assim como o número de ontem supere o do dia anterior, à medida em que continuamos a aumentar as entregas para Gaza”, afirmou.

Ainda de acordo com informações divulgadas por Miller, na terça-feira (31), 59 caminhões fizeram a travessia pela passagem. Segundo um porta-voz do Coordenador de Atividades Governamentais de Israel nos Territórios, as cargas continham “água, alimentos e equipamento médico.”

Entretanto, o governo israelense proibiu o ato de fornecer combustível à região de Gaza, pois ressaltou uma possibilidade de risco de desvio desse recurso pelo Hamas.

Diversas agências que abordam a temática e importância de auxílio humanitário estão constantemente pedindo uma autorização para possibilitar uma maior ajuda ao território de Gaza, visto que as condições da região estão piorando.

Foto Destaque: Caminhões de ajuda humanitária em foco. Reprodução/ JN

Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile