Em cerimônia de posse no senado federal nesta quarta-feira (1), o ex-juiz Sergio Moro, tomou posse como senador pela sigla (União Brasil – PR). Conhecido por atuar no ano de 2014, em uma das maiores operações de combate á corrupção e lavagem de dinheiro da historia brasileira, a famosa Lava Jato. A operação foi um conjunto de investigações a grandes empreiteiras que se organizavam através de cartéis que pagavam propinas para altos executivos da estatal e outros agentes públicos.
Foto: Senador Sergio Moro ao lado do Senador Rogério Marinho, em eleição para presidente do senado. (Reprodução/ GETTY IMAGENS.)
Após ter deixado o cargo de Ministro da Justiça no governo do ex-presidente Jair Bolsonaro, Moro atuou como palestrante e diretor no setor de disputa e investigação da administradora de recuperação judicial Alvarez & Masal. Agora Sergio Moro volta ao cenário político eleito como Senador da República.
O senador vai enfrentar resistência de alguns políticos de partidos que foram alvo da Lava Jato. Sem cargo de liderança ou comando de alguma comissão, parlamentar o ex-juiz tende a ficar isolado e sua cadeira no senado será rodeada por petistas no plenário do senado.
Ao seu lado estarão Humberto Costa (PT-PE) e Tereza Leitão (PT-PE). A sua frete estará à suplente Jussara Lima, substituindo o Senador Wellington dias (PT- PI), que assumiu o Ministério do desenvolvimento.
Os lugares são divididos conforme o estado em que o parlamentar se elegeu, e as cadeiras são organizadas por ordem alfabética, senadores não podem escolher seus acentos, diferentemente da câmara federal que os deputados podem escolher onde sentar.
Em seu discurso de posse Sergio Moro disse que terá como pautas prioritárias a prisão em segunda instancia, a autonomia dos órgãos de investigação, o combate a corrupção e controle e o fim do foro privilegiado. Destacando ainda que também tem a pretensão de participar de debates sobre o temas relacionados à economia.
“Eu já me coloquei muito claramente, estarei na oposição”, disse Moro ao chegar para assumir o cargo comentando sua relação com o governo Lula.
Foto destaque: Senador Sergio Moro em sua cadeira no parlamento ao lado da petista Tereza Leitão. (REPRODUÇÃO/ GETTY IMAGENS.)