Simone Tebet diz que é difícil levar mulheres pretas para Brasília

Juliana Pequeno Por Juliana Pequeno
3 min de leitura

Nesta quarta-feira (4) a ministra do Planejamento, Simone Tebet, disse que pretende montar uma equipe com diversidade na pasta. Mas Simone ainda afirmou que é “muito difícil” levar mulheres pretas para trabalhar em Brasília. Segundo Tebet, os salários oferecidos são baixos, e essas mulheres geralmente sustentam a família e a casa o que dificulta encorajar a mudança.

“Acho que a gente tem que prezar acima de tudo pela diversidade. Estou indo para uma pasta que hoje ainda é extremamente masculina. Quero não só ter mulheres, mas mulheres pretas. E a gente sabe, lamentavelmente, que mulheres pretas normalmente são arrimo de família. Trazer de fora de Brasília é muito difícil porque os salários são muito baixos”, afirmou a ministra.

Devido essa dificuldade em contratar mulheres pretas, ela afirmou que vai demorar um pouco para anunciar nomes da pasta. “Enquanto eu não tiver esse mapa bonitinho, eu não quero anunciar. Eu faço questão que o ministério dentro do possível tenha de alguma forma a cara do Brasil, que é diversidade”, finalizou Tebet.


<blockquote class=”twitter-tweet”><p lang=”pt” dir=”ltr”>A ministra do Planejamento Simone Tebet afirmou querer &quot;mulheres pretas&quot; em sua equipe para ter mais diversidade na pasta. Contudo, diz que tem dificuldades por conta de logística e baixos salários. <a href=”https://t.co/l0Rhso7oaR”>pic.twitter.com/l0Rhso7oaR</a></p>&mdash; Roberto Barbosa (@rgbarbosa) <a href=”https://twitter.com/rgbarbosa/status/1610985108701384709?ref_src=twsrc%5Etfw”>January 5, 2023</a></blockquote> <script async src=”https://platform.twitter.com/widgets.js” charset=”utf-8″></script>

                             Pronunciamento de Simone Tebet (Foto: Reprodução/Twitter)


A fala da ministra repercutiu negativamente, algumas pessoas se pronunciaram no twitter, “Extremamente incomodada com essas falas da Ministra do Planejamento, Simone Tebet. Primeiro: talvez essa busca esteja sendo feita na mesma caixa de sempre, com pessoas brancas, ricas, oriundas da política e acadêmicas como ela”. Outro Tweet dizia “Oi, @simonetebetbr . Vi que pensa que ‘é difícil’ levar mulheres pretas a Brasília. Comece por umas aí:  1) a pessoa que mais sabe sobre planejamento é @RoseliFariaDF do seu ministério; 2) o TCU tem um comitê de equidade (contato: Marcela Timóteo).” O grupo @ElasNoOrcamento vai entregar à ministra Simone Tebet uma lista de servidoras negras do Planejamento, do Ipea e do Tesouro para integrar sua equipe. Ela disse que está com dificuldade de encontrar mulheres pretas para cargos na pasta.”  Simone Tebet foi anunciada como ministra do Planejamento e Orçamento do novo governo Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

 

Foto Destaque: Simone Tebet. Reprodução/Agência Brasil

Deixe um comentário

Deixe um comentário