Foi anunciado nesta quinta-feira (2), em publicação no Diário Oficial pelo Governo de São Paulo, que usúarios dos transportes públicos (trens, metrô e ônibus) terão gratuidade nos dias 5 e 12 de novembro durante a prova do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). O objetivo desta descisão é facilitar a chegada dos estudantes aos locais da prova.
<blockquote class=”twitter-tweet”><p lang=”pt” dir=”ltr”>O Governo de SP já determinou!<br><br>Nos dias 5 e 12 de novembro, das 9h às 21h, as linhas de Metrô, CPTM, EMTU, ViaQuatro e Via Mobilidade serão gratuitas em todas as cidades atendidas pelo sistema estadual de transporte público metropolitano de São Paulo! <br><br>Acompanhe o <a href=”https://t.co/k0pb13rIsg”>pic.twitter.com/k0pb13rIsg</a></p>— Governo de S. Paulo (@governosp) <a href=”https://twitter.com/governosp/status/1720213268696801548?ref_src=twsrc%5Etfw”>November 2, 2023</a></blockquote> <script async src=”https://platform.twitter.com/widgets.js” charset=”utf-8″></script>
A medida estará valendo nos horários de 9h às 21h nos dois dias, e se estende a qualquer pessoa que precise usar o transporte público dentro deste horário. No Diário Oficial, o governo deixa claro que as transportadoras dos serviços de metrô, trens e ônibus serão ressarcidos pela perda do lucro nos dias 5 e 12 devido à gratuidade.
A prefeitura de São Paulo informou que a SPTrans irá monitorar o fluxo de operação dos ônibus e reforçar algumas linhas que operam nos trajetos em locais de prova com grande números de estudantes.
O que é necessário levar no dia da prova
O edital disponível no site do Inep informa que é imprenscindível que os candidatos levem o cartão de inscrição que confirma a inscrição no exame e um documento oficial com foto. Canetas de tinta preta de tubo transparente são obrigatórias, já que canetas com outras cores podem comprometer a leitura do gabarito da prova. É permitido levar qualquer tipo de alimento, desde sanduíches a barrinha de cereais; garrafas de água devem ser transparentes e sem rótulos.
Enem 2023
Mais de 3,9 milhões de pessoas estão inscritas para fazer a prova, que acontecerá em dois domigos de novembro. No dia 5 de novembro serão questões de Ciências Humanas, Língua Portugesa, Inglês ou Espanhol (a depender da escolha do candidado) e a redação. No dia 12 de novembro serão questões de Matemática e Ciências da Natureza. Os portões serão abertos às 12h e a prova terá ínico às 13h30.
Foto destaque: Prova amarela do Enem (reprodução: Futura Press/Folhapress/ A Gazeta)