Na maioria desses dias quentes de fim de primavera, é notável a ausência de algo em grande parte dos cem mil ônibus que circulam diariamente nas cidades brasileiras. Pouco antes do início do verão, segundo o sindicato Rio Ônibus, responsável por representar as empresas de transporte da cidade, cerca de 17% dos ônibus municipais do Rio ainda não possuem sistema de ar-condicionado.
Não saiu da promessa
Há quase 10 anos, persiste a promessa de climatizar toda a frota. Em 2014, os empresários assumiram o compromisso de instalar ar-condicionado em todos os veículos até 2016. Posteriormente, em 2018, um novo acordo estabeleceu o prazo para setembro de 2020, o qual igualmente não foi cumprido.
Ao longo deste ano, as linhas mais mencionadas em reclamações devido à falta de ar-condicionado foram a 638, que percorre o trajeto Saens Peña-Marechal Hermes, e a 639, que faz o percurso entre a Praça Saens Peña e Jardim América. Em seguida, as queixas se concentraram também nas linhas 232 (Castelo x Lins de Vasconcelos), 363 (Candelária x Vila Valqueire) e 247 (Camarista Méier x Passeio).
Transporte coletivo da cidade de Porto Alegre, no veículo informa que possui ar-condicionado, porém o mesmo circula com as janelas abertas (Foto: reprodução/Maria Eduarda Fortes/Correio do Povo).
Situação não é diferente no Sul do País
Em meio a dias de intenso calor, aqueles que utilizam o transporte coletivo em Porto Alegre com frequência podem se deparar com ônibus desprovidos de ar-condicionado, apesar do indicativo de sua presença evidenciado na parte externa. Nos terminais Parobé, situado no Centro Histórico, e Antônio de Carvalho, no bairro Agronomia, é comum avistar vários ônibus transitando com as janelas abertas, sugerindo que o vento exterior, mesmo que quente, é preferível ao ambiente interno.
Segundo um decreto de 2017, os ônibus com ar-condicionado na capital gaúcha devem operar o sistema quando a temperatura externa atinge 24ºC. Recentemente, é frequente que essa temperatura seja alcançada até mesmo durante a noite, demandando a ativação do ar-condicionado em horários adicionais. Este problema não é exclusivo de uma única concessionária, mas afeta todas onde a climatização deveria ser garantida. Passageiros têm registrado reclamações sobre essa situação e estão solicitando medidas corretivas.
No momento, o Brasil conta com aproximadamente 107 mil ônibus urbanos em operação. Em agosto, o governo federal anunciou um financiamento de R$ 3 bilhões voltado para a renovação da frota do transporte público, contemplando a aquisição de ônibus, inclusive os elétricos, equipados com sistemas de ar-condicionado. Essa iniciativa visa a redução das emissões de gases poluentes, uma vez que os veículos elétricos são mais ambientalmente sustentáveis.
Foto Destaque: interior do Transporte Coletivo (Reprodução/Pixabay).