Chico Buarque faz cirurgia para alívio de pressão intracraniana

Hoje, no Hospital Copa Star em Copacabana, o cantor Chico Buarque passou por uma cirurgia neurológica, a fim de diminuir a pressão dentro do crânio. O procedimento foi realizado pelo médico Paulo Niemeyer e, em conversa com a equipe Splash do UOL, a assessoria do compositor confirmou que a cirurgia já estava programada e que […]

03 jun, 2025
Foto Destaque: Chico Buarque (reprodução/Instagram/@chicobuarque)
Foto Destaque: Chico Buarque (reprodução/Instagram/@chicobuarque)
Chico Buarque faz cirurgia para alívio de pressão intracraniana

Hoje, no Hospital Copa Star em Copacabana, o cantor Chico Buarque passou por uma cirurgia neurológica, a fim de diminuir a pressão dentro do crânio. O procedimento foi realizado pelo médico Paulo Niemeyer e, em conversa com a equipe Splash do UOL, a assessoria do compositor confirmou que a cirurgia já estava programada e que ele está bem.

A cirurgia é uma derivação ventrículo peritoneal, também chamada de DPV, que serve para diminuir a pressão no crânio causada pela enorme quantidade de líquidos nos ventrículos cerebrais. Este líquido é produzido, absorvido e renovado em 24 horas, todos os dias, pelo corpo humano. Todavia, conforme envelhecemos, a capacidade de redução diminui, causando um acúmulo desse líquido.

Desta forma, a função da cirurgia é fazer com que esse líquido seja liberado. Para tal, é inserido uma válvula no centro do cérebro, dentro do ventrículo. Essa válvula é ligada a um cateter que desce por baixo da pele e vai até a barriga; quando a pressão no cérebro aumenta, a válvula abre e o líquido excessivo é drenado, indo parar na corrente sanguínea e então, sai pela urina.

Cirurgias de Chico Buarque

Esta não é a primeira cirurgia que o poeta enfrenta nos últimos tempos. Em 2021, ele precisou passar por uma cirurgia na coluna, para tratar um estreitamento anormal das vértebras por onde passa a medula, e que lhe gera dores constantes.

Dois anos depois, realizou uma artroscopia no joelho direito, pois, devido ao desgaste, era possível que tivesse problemas de mobilidade, segundo o colunista Ancelmo Gois, do jornal O Globo.

Últimos trabalhos

Chico participou da turnê “Tempo Rei” de Gilberto Gil há dois dias, em um dueto de “Cálice”, canção que compuseram para um show em maio de 1973 no Anhembi. A participação no show ocorreu em Marina da Glória, emocionando a todos os presentes com um hino contra a ditadura militar pela qual o Brasil passou de 1964 a 1985.


Chico Buarque e Gilberto Gil cantam “Cálice” juntos (Vídeo: reprodução/X/@tvglobo)

Mais de cinco décadas após o fim da maior censura que o país já passou, os artistas têm a oportunidade de se unir e, mais uma vez, falarem em voz alta a favor da liberdade, da justiça e da democracia.

Mais notícias