Chuvas intensas mostram deficiências nos sistemas de drenagem das cidades

Rafael Almeida Por Rafael Almeida
3 min de leitura
Enchentes vem afetando as cidades (Reprodução/X/@SigaLeonnardo)

As chuvas intensas ocorridas em janeiro evidenciam a deficiência do sistema de drenagem nas cidades brasileiras. O perigo representado por chuvas cada vez mais intensas, tem assustado a população, especialmente diante do aumento frequente dos alertas de chuvas intensas. Isso leva algumas pessoas a monitorarem constantemente o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais, 24 horas por dia, buscando se preparar para uma possível situação de emergência.

Sistemas atuais não conseguem lidar com chuvas atuais

“A verdade é que estamos vivenciando um novo normal, e, sob essa perspectiva, essas chuvas não podem mais ser consideradas extremas, pois não são tão raras”, destaca o pesquisador do Cemaden, Pedro Ivo Camarinha, ao G1. Ele também explica que as imagens se tornaram mais frequentes devido aos sistemas não conseguirem mais lidar com a intensidade das chuvas, uma vez que não foram projetados para suportar os grandes volumes observados atualmente.

“Volumes muito além do que os sistemas foram projetados para suportar são atingidos, ou do que as encostas têm capacidade de suportar. Portanto, é mais provável que tenhamos situações em que essas capacidades sejam ultrapassadas, resultando nos transtornos materializados nessas áreas”

Pedro Ivo Camarinha

Enchentes causadas pelas chuvas tem como uma das consequências a paralização de vias de grande movimento de carros (Foto: reprodução/X/@ProfAdelino_)

O professor da USP, José Carlos Mierzwa, explica que a engenharia busca soluções para ganhar tempo, sendo os tanques de armazenagem uma das opções usadas em sistemas mais modernos. “É retardar o escoamento da água da chuva. Se em cada local você acumular um pouco, consegue liberar de forma controlada. Isso minimiza os efeitos da inundação, como no caso dos piscinões, que funcionam mais ou menos dessa forma. Eles retêm a enchente e depois liberam em uma vazão controlada”, detalha Mierzwa.

Áreas verdes podem ser vistas como solução

Outra solução encontrada, de fácil adaptação, é a criação de áreas verdes. Elas podem ser estabelecidas rompendo o asfalto em espaços que não necessitam ser extensos, muitas vezes passando despercebidas pela maioria das pessoas. No entanto, ao final do dia, essas áreas verdes contribuem significativamente para o processo de drenagem das chuvas.

Atualmente, muitas cidades trabalham contra o tempo em busca de soluções, devido à promessa de aumento na intensidade das chuvas em um futuro próximo. A urgência em lidar com essa situação é evidente diante dos desafios apresentados pelo cenário climático em transformação.

Deixe um comentário

Deixe um comentário