Cláudio Castro diz que somente policiais foram vítimas na megaoperação

O Rio de Janeiro enfrentou uma megaoperação policial que deixou 130 mortos, 128 civis e quatro policiais, em um dos episódios mais violentos do ano

29 out, 2025
Operação Contenção deixa mais de 100 mortos | Reprodução/Wagner Meier/Getty Images Embed
Operação Contenção deixa mais de 100 mortos | Reprodução/Wagner Meier/Getty Images Embed

Nesta quarta-feira, dia 29 de outubro, o governador do estado do Rio de Janeiro Cláudio Castro esteve em uma coletiva de imprensa a respeito da Operação Contenção que aconteceu na terça-feira, dia 28 de outubro. Durante a entrevista coletiva, Cláudio Castro afirmou que os policiais que perderam a vida durante a operação são as únicas vítimas verdadeiras do conflito. A ação das forças de segurança do Rio de Janeiro deixou por volta de 130 vítimas: 128 civis morreram, e quatro pessoas das forças do Rio de Janeiro morreram. A megaoperação foi violenta e afetou a cidade: tiros, ruas interditadas, arrastões, comércios fechados e expediente suspenso foram alguns dos acontecimentos que a cidade passou.

Declaração de Cláudio Castro

Durante a coletiva de imprensa, o governador do Rio de Janeiro Cláudio Castro declarou que “as verdadeiras vítimas da megaoperação foram os policiais”. Além disso, o governador do Rio também falou que se solidarizava com os quatro guerreiros (os quatro policiais que perderam a vida durante a operação), e que as respectivas famílias receberão amparo e apoio do estado. 

Na terça-feira, dia em que a operação aconteceu, Cláudio Castro avaliou a megaoperação como a de mais sucesso na história do estado do Rio de Janeiro. A declaração repercutiu e foi tida como controversa. No momento da afirmação, o número de mortos já era alto: 64 confirmações de pessoas mortas. 60 eram civis, e quatro eram policiais. 

A megaoperação

A Operação Contenção foi realizada na terça-feira, dia 28 de outubro, pela Polícia Civil e pela Polícia Militar do Rio de Janeiro, em conjunto. A megaoperação aconteceu na Zona Norte do Rio de Janeiro, nos complexos do Alemão e da Penha. A operação mobilizou 2.500 agentes.


 

Operação Contenção é a operação policial mais letal do Rio de Janeiro (Foto: Reprodução/Instagram/@uolnoticias)

O objetivo da Operação Contenção era cumprir 100 mandados de prisão. Os mandados eram relacionados a integrantes do CV – o Comando Vermelho, uma das maiores facções criminosas do Brasil. A Operação Contenção se tornou a operação policial mais letal do Rio de Janeiro: segundo o primeiro balanço oficial, foram 64 mortes; porém, durante a noite de terça-feira (28/10) para quarta-feira (29/10) os moradores do Complexo da Penha recuperaram mais de 70 corpos.

Mais notícias