Começo do Carnaval em SP é marcado por forte calor nas folias

A maior festa do ano finalmente começou no país, e promete agitar bastante a cidade de São Paulo a partir deste sábado (22). No entanto, além da animação dos foliões, o clima será um dos grandes protagonistas da festa, com previsão de temperaturas elevadas chegando a marcas acima do limite aceitável para o corpo humano. […]

22 fev, 2025
Foto Destaque: Carnaval paulista começa agitado, porém o clima vira um empecilho (Reprodução/X/@CBNoficial)
Foto Destaque: Carnaval paulista começa agitado, porém o clima vira um empecilho (Reprodução/X/@CBNoficial)
Grupo de jovens fantasiados curtindo os foliões em SP

A maior festa do ano finalmente começou no país, e promete agitar bastante a cidade de São Paulo a partir deste sábado (22). No entanto, além da animação dos foliões, o clima será um dos grandes protagonistas da festa, com previsão de temperaturas elevadas chegando a marcas acima do limite aceitável para o corpo humano.

Calorão extremo marca o início da folia

Os blocos de rua sairão às ruas sob um calor intenso, com termômetros variando entre 21ºC e 31ºC, dependendo do horário do dia, porém com altos níveis de umidade relativa do ar, intensificando a sensação de calor. Outro fator agravante para uma sensação térmica ainda maior é o grande número de pessoas nas ruas, junto ao asfalto quente. Ademais, os meteorologistas ainda alertam para uma mudança brusca no tempo, trazendo chuvas intensas, raios e até ventania durante as tardes e noites.


Bloco do Forrozin, realizado no centro de SP (Foto: reprodução/Nelson Almeida/AFP/Getty Images embed)


Essa variação climática pode impactar a logística dos blocos e das festas, exigindo atenção redobrada dos organizadores e foliões. Com isso, são organizados fortes esquemas de segurança para garantir tranquilidade nas festas. A prefeitura reforçou o policiamento, e equipes de saúde estarão de prontidão para atender qualquer emergência causada pelo calor extremo ou pelas chuvas.

Disputa por água segue intensa nos blocos

Com o calor escaldante, a busca por hidratação se torna uma questão fundamental. A venda de água em ambulantes e estabelecimentos já está aquecida, e em alguns blocos a oferta gratuita do líquido será limitada. A orientação das autoridades é para que os foliões levem garrafas reutilizáveis e aproveitem pontos de hidratação disponíveis em áreas estratégicas da cidade. O uso de protetor solar e roupas leves também é altamente recomendado.


Foliões paulistanos curtindo o carnaval a moda pernambucana (Foto: reprodução/Nelson Almeida/AFP/Getty Images embed)


Mesmo com os desafios climáticos, a expectativa é que milhões de pessoas sigam tomando as ruas da capital paulista para celebrar um dos maiores carnavais do Brasil.

Mais notícias