Comitiva de políticos brasileiros em Israel deixa o país em meio aos conflitos
Nesta segunda-feira (16), uma comitiva formada por 12 políticos brasileiros optaram por deixar Israel em meio ao conflito com o Irã. O governo israelense cuidou de toda a logística para o transporte dos políticos pela fronteira com a Jordânia. O grupo partiu rumo à Arábia Saudita, onde irão pegar um vôo direto para o Brasil. […]
Nesta segunda-feira (16), uma comitiva formada por 12 políticos brasileiros optaram por deixar Israel em meio ao conflito com o Irã. O governo israelense cuidou de toda a logística para o transporte dos políticos pela fronteira com a Jordânia. O grupo partiu rumo à Arábia Saudita, onde irão pegar um vôo direto para o Brasil.
Nas últimas semanas, a tensão vêm tomando conta do noticiário quando se fala sobre o conflito entre Israel e Irã. Novos ataques surgem a todo momento e, infelizmente, pessoas perdem a vida todos os dias por conta deste conflito no Oriente Médio. Em meio ao caos, uma comitiva formada por 12 políticos brasileiros está deixando o país.
– Primeiro-Ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, em meio aos destroços após ataques do Irã. (Foto: Reprodução/Anadolu/Getty Images Embed)
A motivação do grupo
O grupo estava em Israel para participar da MuniExpo Israel 2025, uma feira internacional de tecnologia voltada para gestão pública, a convite do governo de Israel. A princípio, o grupo estaria no país desde o dia 9 de junho, a fim de tratar compromissos adjacentes. O evento em questão ocorreria entre os dias 17 e 19 de junho, com uma estimativa de retorno do grupo rumo ao Brasil para o dia 20, isso antes dos ataques iniciarem.
Entre os nomes confirmados pela CNN estão o do prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena. Mersinho Lucena, deputado federal e filho do prefeito, está na cidade de Tabuk, na Arábia Saudita, onde pretende se encontrar com seu pai.
A operação foi deflagrada às 13h, no horário local. Doze dos 18 que estão com ele toparam correr o risco da travessia. De lá, ainda percorrerão a Jordânia em direção a fronteira sul com a Arábia Saudita. Lá eu estarei aguardando por eles.
Operação retirada
Carlos Viana, senador do Podemos-MG e presidente do Grupo Parlamentar Brasil-Israel, está realizando uma força tarefa juntamente com o governo israelense para retirada de outras 35 pessoas convidadas oficialmente pelo governo de Israel. Segundo ele, outros brasileiros que estão no país como turistas estão inclusos no plano de retirada.
