Conclave: Fumaça escura surge da chaminé após primeira votação
O resultado da primeira votação para a escolha do novo Papa foi revelado na tarde desta quarta-feira (07), horário de Brasília. A fumaça escura expelida pela chaminé da Capela Sistina denota que os cardeais não chegaram a um consenso. Vale ressaltar que pessoas de todos os credos e religiões aguardavam atentamente por este resultado que […]
O resultado da primeira votação para a escolha do novo Papa foi revelado na tarde desta quarta-feira (07), horário de Brasília. A fumaça escura expelida pela chaminé da Capela Sistina denota que os cardeais não chegaram a um consenso. Vale ressaltar que pessoas de todos os credos e religiões aguardavam atentamente por este resultado que pode mudar os rumos da Igreja Católica, a depender da corrente ideológica seguida pelo novo papado.
Uma nova votação está marcada para a próxima quinta-feira (08), por volta das 07h da manhã, horário de Brasília. Até lá a Praça de São Pedro permanece tomada por uma multidão de fiéis, demais espectadores e pela mídia internacional.
Votações e horários
Serão duas votações, pela manhã e à tarde. Pelo fuso horário brasileiro, podemos aguardar o primeiro resultado por volta das 07h da manhã. Caso não haja consenso para a escolha de um novo Papa, a votação será reiniciada e, em torno das 14h, pelo horário de Brasília, haverá nova divulgação do segundo resultado.
O sinal, seguindo um rito histórico da Igreja Católica, será a cor da fumaça apresentada na chaminé da Capela Sistina. Caso seja branca, teremos a confirmação de que dois terços dos votantes chegaram a um consenso e um novo Papa foi eleito para ocupar o mais alto cargo da Igreja Católica.
Total de votações
O Conclave, ou seja, as votações para a escolha de um novo Papa, foi iniciado na tarde desta quarta-feira (07), por volta das 12:45h, horário de Brasília.
A partir de hoje, os cardeais ficam reclusos e só podem se ausentar de seus aposentos localizados na Casa Santa Marta e Santa Marta Velha para a votação realizada na Capela Sistina.
Se após três dias de votação, não houver consenso entre os cardeais, haverá uma pausa de um dia nas votações, sendo retomada após a exortação realizada pelo cardeal-protodiácono Dominique Mamberti. O mesmo porta-voz oficial que anunciará o nome do novo Papa.
Os próximos dias serão decisivos para podermos conhecer não só o novo líder católico, mas também, qual ala, seja ela conservadora, moderada ou modernista, conseguiu eleger o seu favorito a ocupar o lugar de Francisco, considerado um dos Papas mais populares da história.
