Conheça a primeira mulher presidente do México 

Stephany Nascimento Por Stephany Nascimento
3 min de leitura
Foto destaque: Claudia Sheinbaum Pardo venceu com cerca de 60% dos votos e a eleição foi marcada como a maior da história do México. (Reprodução/Instagram/@claudia_shein)

A maioria dos cidadãos mexicanos elegeu, neste domingo (02), Claudia Sheinbaum Pardo, de 61 anos, como a primeira mulher presidente da história do país. Ela também é a primeira pessoa de herança judaica a se tornar presidente do México. A futura presidente nasceu na Cidade do México em 24 de junho de 1962 e veio de uma família judia.

Formada em física pela Universidade Nacional Autônoma do México (Unam), Sheinbaum Pardo se envolveu em atividades políticas estudantis e se empenhou em protestar contra a privatização da educação pública. 

Chegou a organizar uma greve para protestar contra o aumento de mensalidades, em 1987. Ela também dedicou seus estudos à engenharia energética nos Estados Unidos, pela Universidade da Califórnia em Berkeley.

Trajetória na política


Claudia Sheinbaum Pardo tem 61 anos e é mãe de dois filhos (Foto/Instagram/@claudia_shein)


Sua carreira política teve início em 2000 ao ser nomeada como secretária do meio ambiente da Cidade do México. Participou ainda do Painel Intergovernamental sobre Mudança Climática da ONU (IPCC) que em 2017 ganhou um Prêmio Nobel da Paz.

Ela foi a primeira mulher eleita chefe do distrito de Tlalpan na Cidade do México em 2015 e ficou no cargo até 2017. Depois foi a primeira mulher chefe do governo de toda a cidade e precisou deixar o cargo para direcionar esforços para sua candidatura à presidência do México, apoiada pelo atual presidente em fim de mandato Andrés Manuel López Obrador.

Projetos na política e desafios

Uma das mudanças que Sheinbaum Pardo deseja pôr em prática é no sistema judiciário para que membros sejam nomeados através do voto direto. Caso o projeto seja aprovado, todos os que estão no cargo atualmente deverão renunciar. Para acontecer, é necessário que dois terços da Câmara dos Deputados e do Senado sejam favoráveis à proposta.

Claudia Sheinbaum Pardo terá que enfrentar alguns desafios em seu mandato como presidente, principalmente pelo patriarcado no país. Alguns mexicanos acreditam que pode ser complicado para Sheinbaum Pardo se desprender da imagem de seu apoiador López Obrador. A futura presidente do México contará com uma equipe que atuou junto a ela na prefeitura da Cidade do México.

Deixe um comentário

Deixe um comentário