Neste domingo (31) é comemorado o feriado da Páscoa, sendo este uma data de extrema importância no calendário Cristão. Comemoração é realizada em memória a Crucificação e ressurreição de Jesus Cristo . Conheça mais sobre a data, simbolismo, e outras informações a respeito do feriado.
Sobre a celebração
A Celebração foi inspirada em pesach, uma comemoração Judaica, que também ocorria no mesmo período que Jesus foi Crucificado e ressuscitado.
A páscoa é uma celebração móvel, sendo está uma das suas principais características, tendo a cada ano uma nova data escolhida no calendário, os critérios utilizados foram estabelecidos pela Igreja Católica durante o Concílio de Nicéia no Século IV d.C. Apesar da inspiração, Pesach tem um significado totalmente diferente da data celebrada pelos Cristãos, a comemoração tem o intuito de celebrar a lembrança da libertação dos Hebreus, da escravidão que ocorrerá no Egito.
Sobre a preparação para a data
A páscoa é considerada para muitos dentro do cristianismo, como sendo a data de maior importância no calendário, devido a ressurreição, sendo esta uma demonstração da divindade de Jesus Cristo. Na bíblia a ideia é mostrada durante a fala de Paulo : ”E, se Cristo não ressuscitou, logo é vã a nossa pregação, e também é vã a vossa fé” ( em I Coríntios 15:14)” .
Os Católicos possuem uma preparação para a comemoração da páscoa, a quaresma deve acontecer 40 dias antes do feriado, nisso é realizando uma penitência, sendo ela de escolha pessoal. Neste período também há a preparação para a semana Santa, tradição que celebra os passos de Jesus durante sua crucificação e ressurreição. A data é iniciada durante o Domingo de Ramos.
Sobre o simbolismo do Coelho
O coelho é um importante símbolo da páscoa, sendo este responsável por levar ovos de chocolate às crianças. A história deste simbolismo tem relação com a cultura popular da Germânia. Na cultura Germânica há a lenda de Osterhase, uma lebre que levava ovos decorados às crianças durante o período de equinócio de primavera, e escondia delas para que elas procurassem.
O coelho em algumas culturas pagãs é visto como um símbolo de fertilidade, devido a sua grande capacidade de reprodução. O ovo da páscoa é um dos símbolos mais tradicionais da páscoa, devido a Fertilidade que era vista como um símbolo de renovação da vida.