Cantor sertanejo Cristiano foi hospitalizado e precisou realizar uma cirurgia de emergência para retirar a vesícula biliar, neste domingo (9). Segundo nota publicada nas redes sociais da dupla, o artista começou a sentir dores abdominais logo após se apresentar no Arraial Estrelado em São Paulo.
O sertanejo foi levado ao Hospital Israelita Albert Einstein, onde fez uma cirurgia de urgência e agora está se recuperando. “O médico responsável pelo procedimento é o cirurgião do aparelho digestivo e coloproctologista Mauricio Sorbello, Doutor pela Faculdade de Medicina da USP’’. A cirurgia videolaparoscópia aconteceu sem intercorrências’, de acordo ao comunicado da dupla Zé Neto e Cristiano.
Show em Jaboticabal da dupla Zé Neto & Cristiano (Reprodução/Instagram/ @zenetoecristiano)
Como funciona o procedimento?
A cirurgia de colecistectomia consiste na retirada da vesícula biliar. A vesícula biliar funciona como um armazém, retendo a bile, um líquido que ajuda a quebrar as gorduras das refeições.
Apesar da sua importância, é possível viver sem ela. Depois da remoção do órgão, a bile segue um caminho direto do fígado para o intestino delgado. Após a cirurgia, recomenda-se uma dieta saudável e evitar alimentos gordurosos para ajudar o seu sistema digestivo a voltar ao normal. A maioria das pessoas consegue comer sem problemas.
Diagnóstico e sintomas de pedra na vesícula
Lucas Nacif explicou os procedimentos e recuperação indicados para pacientes com pedra na vesícula em entrevista ao O Globo. O principal sinal é uma dor intensa no lado direito da barriga, que pode ser uma dor constante ou ataques agudos. Outros sintomas incluem:
- Náuseas e vômitos
- Dificuldade em digerir alimentos gordurosos
- Desconforto abdominal, inchaço ou diarreia
- Queimação no estômago
- Febre
Exames específicos e avaliação dos sintomas devem ser realizados para o diagnóstico. Dependendo da situação, pode ser necessário fazer uma cirurgia ou o uso de remédios para melhorar.
Recuperação dos pacientes
”Cristiano está bem e deve ter calma nos próximos sete dias, conforme orientação dos médicos”. Na maioria das vezes, os pacientes ficam internados no hospital por apenas um dia, dependendo da gravidade da condição e da resposta do paciente à cirurgia. O tempo de recuperação varia de uma a duas semanas. O cantor Zé Neto continuará subindo ao palco, enquanto seu parceiro se recupera, conforme anunciado em comunicado à imprensa.