Donald Trump afirma que EUA e China se encontrarão para discutir acordo comercial

O presidente americano Donald Trump afirmou que autoridades dos Estados Unidos e da China se reunirão em Londres. O objetivo do encontro é discutir um novo acordo comercial entre os países. A reunião acontecerá na segunda-feira (9). De acordo com Trump, o secretário do Tesouro, Scott Bessent, o secretário do Comércio, Howard Lutnick, e o […]

07 jun, 2025
Foto destaque: Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump (Reprodução/BrendanSmialowsk/Getty Images Embed)
Foto destaque: Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump (Reprodução/BrendanSmialowsk/Getty Images Embed)
Donald Trump

O presidente americano Donald Trump afirmou que autoridades dos Estados Unidos e da China se reunirão em Londres. O objetivo do encontro é discutir um novo acordo comercial entre os países. A reunião acontecerá na segunda-feira (9).

De acordo com Trump, o secretário do Tesouro, Scott Bessent, o secretário do Comércio, Howard Lutnick, e o representante comercial dos Estados Unidos, embaixador Jamieson Greer participarão do encontro.


Donald Trump afirma que EUA e China se encontrarão para discutir acordo comercial
Trump anuncia reunião e participantes que estarão presentes (Foto: Reprodução/Truth Social/@realDonaldTrump)

A reunião deverá ocorrer com grande sucesso.”, afirmou o presidente em postagem no Truth Social nesta sexta-feira (6)

Conversa de Trump e Jinping

A declaração foi feita no dia seguinte da conversa entre o republicano e o presidente da China, Xi Jinping, sobre o tarifaço. Trump declarou que os dois resolveram as “complexidades” do acordo comercial sobre as tarifas de importação e afirmou que a conversa teve um desfecho positivo para os dois países.


Donald Trump afirma que EUA e China se encontrarão para discutir acordo comercial
Donald Trump e Xi Jinping (Foto: reprodução/G1)

Nesta quinta-feira (5), o americano falou que as negociações entre os países continuam e estão em “boa forma“. O presidente chinês disse que o país cumpriu o acordo definido em Genebra com seriedade e sinceridade.

Ele ainda destacou que “diálogo e cooperação são a única escolha correta para a China e os Estados Unidos”. Xi Jinping ainda reforçou que os dois países devem buscar uma solução que os beneficie mutuamente, respeite as preocupações dos dois lados e mantenha a relação de igualdade.

Negociações após o “tarifaço”

Desde o anúncio em abril do “tarifaço”, Trump mantém um cabo de Guerra com Pequim. O pacote de tarifas impactou vários países, principalmente a China.

Os dois países definiram um trato temporário no dia 12 de maio em que ficou definida uma redução das tarifas por um período de 90 dias. A oficialização do acordo aconteceu em um encontro entre as delegações em Genebra, na Suíça.

Desde então, os países encontraram empecilhos para chegar a um consenso nas negociações. No dia 30 de maio, por exemplo, Trump afirmou que a China violou o acordo. O Ministério do Comércio da China respondeu e disse que as acusações eram “infundadas”. O órgão ainda afirmou que o país tomaria medidas para proteger seus interesses.

Na segunda-feira (2), a secretária de imprensa da Casa Branca, Karoline Leavitt, disse que o presidente americano pretendia conversar com o chinês a fim de resolver os impasses nos acordos. Na quarta-feira (4) Trump postou em seu perfil no Truth Social que gostava de Xi Jinping, mas que negociar com o presidente era “muito difícil”.

Mais notícias