Donald Trump corta fala de Premiê britânico Keir Starmer em pergunta sobre anexo do Canadá

O presidente americano, Donald Trump, interrompeu a fala do premiê do Reino Unido, Keir Starmer, durante coletiva de imprensa na Casa Branca, nesta quinta-feira (27). Starmer foi questionado sobre uma possível agregação do Canadá aos Estados Unidos. No contexto da participação do Canadá na “Commonwealth”, que é uma organização de países e ex-colônias que possuem […]

28 fev, 2025
Foto destaque: Presidente Donald Trump (Reprodução/Patrick Semansky/AP)
Foto destaque: Presidente Donald Trump (Reprodução/Patrick Semansky/AP)
Presidente Donald Trump em foto

O presidente americano, Donald Trump, interrompeu a fala do premiê do Reino Unido, Keir Starmer, durante coletiva de imprensa na Casa Branca, nesta quinta-feira (27). Starmer foi questionado sobre uma possível agregação do Canadá aos Estados Unidos.

No contexto da participação do Canadá na “Commonwealth”, que é uma organização de países e ex-colônias que possuem laços históricos com o Reino Unido, Starmer tentou se esquivar da pergunta e insinuou que o jornalista tentou criar uma diferença entre os dois líderes. “Eu acho que você está tentando encontrar uma divergência entre nós que não existe. Somos as nações mais próximas e tivemos ótimas discussões hoje, mas não falamos sobre o Canadá”, afirmou. Starmer, que é de partido de centro-esquerda, já afirmou anteriormente que trabalha de forma diferente de Trump

Em seguida, o presidente americano interrompeu a fala do premiê “Já basta, obrigado”. A Casa Branca afirmou que o presidente não teve a intenção de cortar a fala de Keir Starmer, que ficou visivelmente constrangido, e sim a repórter.


Keir Starmer e Trump (Foto: reprodução/Getty Images Embed/Carl Court)


O anexo do Canadá

No começo de janeiro, Trump sugeriu o anexo do país aos Estados Unidos. O presidente afirmou que poderia usar “pressão econômica” para que o vizinho se se torna o 51º estado norte-americano.

Em fevereiro, o americano defendeu nas redes sociais novamente a ideia e afirmou que os EUA pagam bilhões de dólares para subsidiar o Canadá “Sem esse subsídio massivo, o Canadá deixa de existir como um país viável. É duro, mas verdade! Portanto, o Canadá deveria se tornar nosso estimado 51º estado. Impostos muito mais baixos, e proteção militar muito melhor para o povo canadense“, publicou.

Resposta canadense

As declarações de Trump ocasionaram em diversas reações negativas no Canadá. O primeiro-ministro canadense, Justin Trudeau, rejeitou fortemente a ideia do país virar parte dos EUA “nunca, jamais“. Trudeau ainda afirmou que seria mais fácil “uma bola de neve não derreter no inferno”.


Donald Trump corta fala de Premiê britânico Keir Starmer em pergunta sobre anexo do Canadá
Primeiro-ministro Justin Trudeau (Foto: reprodução/Manuel Balce Ceneta/AP)

Mais recentemente, a cantora Chantal Kreviazuk mudou a letra do hino canadense durante performance em um jogo de hóquei. “True patriot love in all of us command” (“Amor patriótico verdadeiro que comanda a todos nós”, em português), para “True patriot love that only us command” (“Amor patriótico verdadeiro que apenas nós comandamos”). A partida, era o jogo final do campeonato “4 Nations Face-Off” e foi uma disputa entre os Estados Unidos e o Canadá em que os canadenses derrotaram os americanos por 3 a 2.

Mais notícias