Donald Trump pretende oferecer dinheiro para imigrantes saírem dos EUA

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, declarou em entrevista exibida na terça-feira (15) que pretende lançar programa para estimular imigrantes a voltarem para seus países de origem. A medida forneceria dinheiro e uma passagem de avião a qualquer pessoa que viva em situação ilegal nos EUA e que escolha se deportar “voluntariamente”. O presidente […]

16 abr, 2025
Foto destaque: Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump (Reprodução/Instagram/@realdonaldtrump)
Foto destaque: Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump (Reprodução/Instagram/@realdonaldtrump)
Presidente Donald Trumo usa boné com slogan "Make America great again"

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, declarou em entrevista exibida na terça-feira (15) que pretende lançar programa para estimular imigrantes a voltarem para seus países de origem. A medida forneceria dinheiro e uma passagem de avião a qualquer pessoa que viva em situação ilegal nos EUA e que escolha se deportar “voluntariamente”.

O presidente americano afirmou que o “programa de autodeportação” que promete implementar fornece não só uma assistência financeira aos imigrantes, mas também a perspectiva de retornar legalmente ao país no futuro.

Vamos lhes dar algum dinheiro e uma passagem de avião, e depois vamos trabalhar com eles. Se forem bons, se os quisermos de volta, vamos trabalhar com eles para trazê-los de volta o mais rápido possível.”

Trump deu poucos detalhes sobre o plano e ainda não há data para implementação.

O republicano disse à Fox que o programa é destinado aos imigrantes ilegais “bons”. Segundo ele, o governo está focado em expulsar “assassinos” dos Estados Unidos.

CBP Home

Na segunda-feira (14), o governo Trump lançou o aplicativo “CBP Home”. A plataforma permite a “autodeportação” de imigrantes ilegais nos Estados Unidos.


A Embaixada dos EUA recomendou através do Instagram que imigrantes baixem o CBP Home para “evitar as penalidades associadas à permanência ilegal no país.” (Vídeo: reprodução/Instagram/@embaixadaeua)


Segundo o Departamento de Segurança Interna (DHS), o app possibilita que imigrantes comuniquem voluntariamente  ao governo a intenção de deixar o país.

A secretária do DHS, Kristi Noem, enfatizou que a plataforma é importante para estrangeiros que possuem o intuito de retornar de forma legal ao país futuramente. O DHS também informou que essa medida ajudará na economia 

Não só é mais seguro, como também economiza o dinheiro dos contribuintes americanos e valiosos recursos da Alfândega e Proteção de Fronteiras (CBP) e da Imigração e Controle de Alfândega (ICE), permitindo que se concentrem em estrangeiros criminosos perigosos”

Pressão contra imigrantes

Donald Trump prometeu deportar um número recorde de imigrantes sem documentos que vivem nos Estados Unidos.


Migrantes entram em avião militar dos EUA após serem deportados
Imigrantes deportados dos Estados Unidos entram em avião (Foto: Karoline Leavitt/Casa Branca)

O presidente utilizou recursos presentes na legislação americana para aumentar o número de prisões e deportações. O governo também pressiona imigrantes a facilitarem suas próprias deportações.

Mais notícias